PROTESTO

Profissionais da enfermagem da Paraíba cobram pagamento do piso salarial da categoria

Trabalhadores se concentraram em frente à Câma de João Pessoa e à Assembleia Legislativa da Paraíba para protestar

Brasil de Fato PB | João Pessoa |
Profissionais de Saúde da Paraíba em protesto pelo pagamento do piso salarial, no Parque da Lagoa, em João Pessoa - COREN -PB

Nesta terça-feira (14), os profissionais de enfermagem realizaram uma manifestação pelas ruas de da capital paraibana para cobrar o pagamento do piso salarial pela Prefeitura de João Pessoa e pelo governo do Estado.

Durante o protesto, os profissionais de saúde cobraram do governador João Azevêdo (PSB) o pagamento do piso a todos os profissionais, sem exceção - isso porque o governo da Paraíba priorizou o pagamento somente a efetivos e aposentados.

As mobilizações foram realizadas também em outras cidades do estado como Monteiro, Patos, Campina Grande, Sapé.

A presidente do Sindicato dos Enfermeiros e Enfermeiras da Paraíba (SINDEP-PB), Milka Rêgo, falou que é preciso cobrar apoio dos políticos estaduais. "O apoio dos nossos deputados é essencial para pressionar o pagamento, para pagar o que nos é de direito. Continuamos na luta pela aprovação da MP para as fontes de custeios" , aponta Milka.

Os servidores também protestaram contra o veto do prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), ao pagamento do piso salarial dos enfermeiros municipais. A Secretária de Saúde de João Pessoa já havia declarado que espera resolução do governo federal sobre a fonte de recursos para pagamento do piso salarial.


Profissionais de Saúde de Sapé (PB) em protesto / SINDEP-PB

"A enfermagem é feita por todos! Todos os profissionais de enfermagem da Paraíba estão reunidos aqui hoje e todos, sem a mínima distinção, merecem ser valorizados e ter seus direitos respeitados. Não existe segregação na enfermagem, não podemos aceitar que o piso seja pago somente a uma parcela de profissionais, todos temos o mesmo direito", afirmou a presidenta do Conselho Regional de Enfermagem da Paraíba (Coren-PB), Rayra Beserra.

Um princípio de tumulto ocorreu com a chegada dos profissionais na Câmara Municipal. O presidente da CMJP, o vereador Dinho (Avante), ameaçou expulsar os manifestantes alegando que o tumulto causaria danos ao espaço.

Fonte: BdF Paraíba

Edição: Maria Franco