Alerta

Chuva recorde que atinge litoral de São Paulo ainda representa risco para a população

Temporais causaram pelo menos 24 morte; famílias estão desabrigadas e estradas interditadas

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Casas destruídas e famílias desabrigadas: litoral norte de São Paulo registrou chuva recorde neste fim de semana - ©Prefeitura de São Sebastião

As chuvas fortes que atingiram o litoral norte de São Paulo neste domingo seguem representando risco para a população: estradas estão interditadas, serviços de abastecimento de água estão interrompidos e dezenas de famílias seguem desabrigadas em diversos municípios.

Pelo menos 24 pessoas morreram, entre elas uma criança de 7 anos, em Ubatuba, atingida por uma pedra durante um deslizamento, e uma mulher de 35 anos e um bebê de 9 meses em São Sebastião. Os municípios de Ubatuba, São Sebastião, Ilhabela, Caraguatatuba e Bertioga decretaram estado de calamidade. Há registros de pelos menos 338 pessoas desabrigadas na região.

O governo do estado criou um comitê de gerenciamento de ações para as populações atingidas. O Exército já confirmou que vai enviar aeronaves para ajudar no resgate.

De acordo com as previsões meteorológicas, o risco continua e pode se estender até a manhã de segunda-feira (20). Em 24 horas, choveu o esperado para todo o mês de fevereiro em 3 das 4 cidades do Litoral Norte, segundo Defesa Civil.

Carnaval cancelado

As prefeituras de Ubatuba e de São Sebastião cancelaram toda a programação do Carnaval para este domingo. As duas cidades são destinos turísticos muito procurados pelos paulistas durante o feriado.

Ruas e rodovias passaram por interdição ao longo da madrugada e ainda permanecem fechadas em alguns pontos. A Rio-Santos, uma das principais vias da região, teve interrupção total ou parcial em dezenas de trechos nas proximidades de Ubatuba, São Sebastião, Bertioga e Caraguatatuba.

Quedas de árvores, barreiras, alagamentos, deslizamentos e afundamentos de asfalto também trazem riscos nas rodovias Mogi-Bertioga e Tamoios.

No primeiro caso, uma cratera abriu nas proximidades do trecho Biritiba-Mirim, após a tubulação romper. Já na Tamoios, as autoridades de segurança decidiram interditar a região da Serra Antiga, por conta do alto volume de chuva.

Potencial catastrófico

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a chuva deve continuar e seguir forte até a manhã desta segunda-feira (20). O INMET alerta para "risco de grandes alagamentos e transbordamentos de rios e grandes deslizamentos de encostas". A região de alerta também engloba municípios do litoral sul do estado e chega à cidades do Paraná. 

Já a MetSul, em alerta publicado na madrugada de domingo, informou que o temporal "é potencialmente catastrófico". De acordo com uma projeção da organização, o acumulado de chuva pode chegar a 700 mm.

"Volumes na magnitude de 500 mm ou mais em poucas horas têm potencial de gerar massivos escorregamentos de encostas com partes de morros inteiras vindo abaixo", informa a nota.

Neste domingo, a MetSul informou que, até às 7 da manhã, a chuva somava 663 mm em Bertioga, 613 mm em São Sebastião, 371 mm no Guarujá, 335 mm em Ubatuba, 334 mm em Ilhabela, 234 mm em Caraguatatuba: 234 mm, 209 mm em Santos, 189 mm em Praia Grande, 178 mm em São Vicente.

Segundo a organização, um milímetro de chuva equivale a um litro de água por metro quadrado. Os volumes registrados no litoral paulista "estão entre os mais altos já vistos no Brasil em curto período e possivelmente entre os mais elevados no mundo em instabilidade não decorrente de ciclone de natureza tropical, fenômeno conhecido por gerar chuva extraordinária."

Com informações do G1.

Edição: Sarah Fernandes