Criminosos

Base federal no território Yanomami é alvo de ataque armado de garimpeiros

Homens armados furaram o bloqueio no Rio Urariocera e atiraram contra agentes federais

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Os fiscais revidaram e um dos garimpeiros ficou ferido. Ele foi detido por atacar servidores públicos - Divulgação/Ibama

Uma base do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) instalada na aldeia Palimiú, na Terra Indígena Yanomami, em Roraima, foi alvo de um ataque armado de garimpeiros na madrugada desta quinta-feira (23).  

De acordo com uma nota divulgada pelo órgão, homens armados furaram o bloqueio no Rio Urariocera e atiraram contra agentes federais que haviam abordado a embarcação dos garimpeiros anteriormente.

:: Exclusivo: Para a nova chefe da Funai, Joênia Wapichana, Bolsonaro quis extinção dos Yanomami :: 

Os fiscais revidaram e um dos garimpeiros ficou ferido. Ele foi detido por atacar servidores públicos e estava internado até a madrugada desta quinta-feira, segundo última atualização do Ibama. Os outros criminosos fugiram. 

A segurança da base, que foi instalada há duas semanas, é feita por agentes da Força Nacional de Segurança Pública, da Polícia Rodoviária Federal e do Ibama. Após o ataque, foi realizado um pedido de reforço na segurança à Polícia Federal (PF). 

O presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, afirmou que “todos aqueles que tentarem furar o bloqueio serão presos”. Ele lembrou ainda que “acabar com o garimpo ilegal é uma determinação do presidente Lula”. 

:: Internet de Elon Musk é vendida a garimpeiros na terra Yanomami por compradores de ouro ilegal ::

 

Edição: Vivian Virissimo