ensino público

Inscrições do Sisu terminam nesta sexta-feira; ainda dá tempo de conseguir uma vaga

Estudantes que já se inscreveram têm até 23h59 para conferir sua situação na corrida por uma vaga

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |

Ouça o áudio:

Universidades públicas de todas as regiões do país oferecem vagas pelo Sisu - Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Termina nesta sexta-feira (24) o prazo de inscrição no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Estudantes que participaram da edição 2022 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) têm até 23h59 para acessar o sistema e conferir a situação de sua inscrição, caso já tenha realizado, ou de fazer uma nova inscrição.

O Sisu oferece vagas em universidades públicas de todo o país por meio de um sistema integrado. Podem participar os estudantes que fizeram o Enem de 2022 e não declararam estar na condição de "treineiro". Além disso, a nota da redação precisa ter sido maior que zero. A participação no Sisu é gratuita.

O sistema de inscrições está disponível exclusivamente pela internet, no site do Portal de Acesso Único ao Ensino Superior do Ministério da Educação. Cada candidato pode escolher até duas opções de curso ao mesmo tempo, tendo uma delas como prioridade.

Até o fim do dia nesta sexta-feira, candidatos inscritos podem acompanhar pelo sistema a disputa pelas vagas. Assim, é possível alterar suas opções e prioridades até o fim do dia, caso a classificação divulgada não seja suficiente para conquistar a vaga. As vagas são ocupadas de acordo com a pontuação dos inscritos dentro de cada curso.

Para realizar a inscrição é necessário ter uma conta no sistema "gov.br". Quem já está cadastrado na ferramenta deve usar o CPF e a senha registrada para acesso. Caso ainda não tenha feito inscrição no sistema, o estudante será redirecionado pelo site para isso. 

Quando o candidato finaliza o processo de inscrição, o sistema do Sisu recupera automaticamente as notas obtidas no Enem. Em alguns cursos e universidades há bônus de pontuação para candidatos com perfis específicos. O sistema faz esse cálculo também de maneira automática.

Prouni e Fies em breve

Nas próximas semanas, o Portal de Acesso Único ao Ensino Superior vai abrir outros dois processos seletivos. Já na próxima terça-feira (28) começam as inscrições para o Prouni, que oferece bolsas em universidades privadas. Já o Fies, modalidade de financiamento estudantil, terá inscrições a partir de 7 de março.

Edição: Vivian Virissimo