Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • TV BdF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • I
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Opinião
  • DOC BDF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Política

Ronda Política

José Dirceu passa por cirurgia, bolsonaristas falam em traição de Zambelli e mais

O ex-ministro foi diagnosticado com hematoma subdural e internado. Segundo familiares, ele está bem

24.fev.2023 às 10h49
São Paulo (SP)
Caroline Oliveira
José Dirceu foi preso pela segunda vez em maio do ano passado e solto 1 mês depois

José Dirceu foi preso pela segunda vez em maio do ano passado e solto 1 mês depois - Marcelo Camargo | Agência Brasil

O ex-ministro José Dirceu (PT) foi internado, na noite desta quinta-feira (23), no hospital DF Star, em Brasília, com um quadro de hematoma subdural. Ele foi submetido a procedimento neurocirúrgico para drenagem.

De acordo com o filho de José Dirceu, o deputado federal Zeca Dirceu (PT-PR), o ex-ministro está bem. "Foi caminhando para o hospital, me ligou e falamos minutos antes da cirurgia. O procedimento foi um sucesso. Logo estará recuperado. O nosso guerreiro já está superando mais este desafio", afirmou.

Na mesma linha, em nota, o hospital informou que José Dirceu "foi admitido nesta unidade com quadro de hematoma subdural, sendo submetido a procedimento neurocirúrgico para drenagem. No momento encontra-se em observação na Unidade Intensiva, em respiração espontânea. Sem previsão de alta", diz a nota.

Ainda de acordo com Zeca Dirceu, o hematoma subdural foi diagnosticado há algumas semanas. Geralmente, o problema causa dores de cabeça ao exercer uma pressão por acumular sangue no cérebro.

Bolsonaristas falam em traição de Zambelli após críticas a ex-presidente 

Apoiadores de Jair Bolsonaro (PL) criticaram a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) pelas declarações feitas pela congressista sobre o ex-presidente. Nos bastidores, a parlamentar vem sendo chamada de nova Joice Hasselmann e falam em traição.

Em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo, nesta quarta-feira (22), Zambelli afirmou que o ex-presidente deveria ter sido incisivo contra os atos de apoiadores em frente aos quartéis do Exército e estar no Brasil para liderar a oposição contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).


Carla Zambelli / Luis Macedo/Câmara dos Deputados

"Passar um tempo fora para pensar no que vai fazer é legítimo. Mas concordo que ele deveria estar aqui para liderar a oposição. A gente teria mais condições, capacidade e força", afirmou a congressista.

"Discordo da maneira como ele levou aquele tempo todo [para falar após a eleição] e o silêncio que teve. Ele tinha que organizar a oposição, orientar a gente, ele tinha 28 anos de Câmara. Tínhamos que mostrar nosso descontentamento até para incentivá-lo a ser a voz da oposição", disse. "Na live que Bolsonaro fez em 30 de dezembro, ele tinha que ter deixado claro o que pensava. Ele seria um remédio se tivesse dito que era para as pessoas saírem dos quartéis."

:: Zambelli critica Bolsonaro por estar fora do país ::

O vereador bolsonarista Fernando Holiday (Republicanos) afirmou em seu perfil no Twitter que "é fácil criticar Bolsonaro agora que o cerco apertou. Mas para conseguir votos eram só sorrisos e fotos. Carla Zambelli é deputada graças a Bolsonaro e ajudou a detonar sua campanha na reta final".

Caio Coppolla, comentarista ligado à direita, endossou as críticas. "Era só o que faltava! O povo ficou mais de dois meses pacificamente em frente aos QGs, tudo dentro da lei. Então o povo não pode questionar o processo eleitoral, deputada?", escreveu no Telegram.

O ex-deputado estadual Arthur do Val afirmou que "puxar saco e passar pano não fica tão interessante quando o alvo perde o poder". Em seu perfil no Twitter, publicou: "Zambelli: Bolsonaro me traiu e fez acordo com Alexandre de Moraes. (…) O oportunismo no Brasil chega a ser caricato".

PF conclui que não há provas contra Renan Calheiros em caso da Lava Jato

A Polícia Federal (PF) informou ao Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quarta que não existem provas contra o senador Renan Calheiros (MDB-AL) no processo da Operação Lava Jato em que o congressista é acusado de receber propina.

O relatório encaminhado ao ministro Edson Fachin, que faz a relatoria da Lava Jato no STF, diz respeito a esquema de corrupção passiva e lavagem de dinheiro dentro da Transpetro, subsidiária da Petrobras.


O senador Renan Calheiros (MDB-AL) / Agência Senado

Segundo a delegada Lorena Lima Nascimento, "após analisadas as provas materiais e ouvidos os supostos envolvidos, não se observou a existência de elementos que pudessem corroborar a hipótese criminal objeto da presente investigação".

Nascimento afirmou que as delações premiadas de Sérgio Machado, ex-presidente da Transpetro, e de Paulo Roberto Costa, ex-diretor da Petrobras, "não foram aptas a trazerem aos autos ou a produzirem a partir delas, elementos de prova capazes de corroborá-las".

Também disse que os documentos não foram suficientes para indicar "uma ligação direta entre os pagamentos de propina destinados ao então presidente da Transpetro e sua destinação final, ainda que parcialmente, ao parlamentar investigado José Renan Vasconcelos Calheiros".

Juíza condena Marcelo Crivella por abuso de poder

A juíza da 23ª Zona Eleitoral do Rio de Janeiro, Márcia Santos Capanema de Souza, condenou o deputado federal Marcelo Crivella (Republicanos) por abuso de poder político.

A condenação se refere ao envio de três projetos sobre concessão de benefícios tributários e fiscais à Câmara Municipal do Rio de Janeiro, em 2020, quando era prefeito da capital fluminense e disputava a reeleição.


Ex-prefeito do Rio chegou a ser preso em 2020, a poucos dias do fim do mandato / Tânia Rêgo/Agência Brasil

A magistrada pediu a perda de mandato, ao solicitar a declaração de inelegibilidade entre 2020 e 2028, e uma multa no valor de R$ 150 mil. De acordo com a juíza, a multa "está dentro dos parâmetros do referido parágrafo, e entendo suficiente para expressar o senso de repúdio à conduta perpetrada e atender ao caráter pedagógico-preventivo", escreveu a juíza eleitoral.

"A responsabilização pelo abuso de poder político é pessoal, e, portanto, deve recair exclusivamente sobre Marcelo Bezerra Crivella, que era o então prefeito e o único a ter o poder-dever da iniciativa legislativa. O primeiro investigado era o único responsável pelo juízo de oportunidade e conveniência e efetivar a conduta", afirmou a juíza na decisão.

Fazendeiro bolsonarista ameaça Guilherme Boulos de morte

O deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) foi ameaçado de morte pelo fazendeiro bolsonarista de Tocantins Rodolpho Leite em seus stories no Instagram.

Em seu perfil, o atirador esportivo compartilhou uma publicação em que Boulos denuncia uma suposta ação de milícias armadas contra integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) nos estados de São Paulo e Mato Grosso.


Publicação em que fazendeiro ameaça Boulos / Reprodução/Redes Sociais

Ao compartilhar, Leite escreveu: "Não são milícias, não, são os fazendeiros mesmo e pode ficar chateadinho, vai ser daí para pior. Aqueles vagabundos deram sorte ainda. Esses bandidos vão começar a [ser] mortos, aqui não vai ter tiro de aviso, não".

Em outro trecho, o fazendeiro escreve um recado diretamente a Boulos: "Vai junto, cara. Vira homem. Estamos doidos para lhe dar um tiro nessa sua cara de pau".

Depois da repercussão, Leite apagou a publicação e escreveu em uma seguinte: "A raiva é tanta da sem vergonhice desse vagabundo, que o nervoso faz cometer alguns erros".

Editado por: Nicolau Soares
Tags: carla zambellimarcelo crivellarenan calheiros
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

R$43 milhões

Lula lança programa Solo Vivo no Mato Grosso ao lado de Fávaro, com entrega de máquinas agrícolas

CINEMA

Wagner Moura e Kleber Mendonça são premiados em Cannes

TERRA SAGRADA

No caminho do Nhandereko: povo Guarani revive agricultura ancestral em São Paulo

Agradecimento

Escola do MST escreve carta para família de Sebastião Salgado: ‘Semente não morre; transforma-se’

GENOCÍDIO

Escudos humanos: soldados de Israel revelam uso de palestinos para checar presença de bombas

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.