Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • TV BdF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • I
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Opinião
  • DOC BDF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Geral

Jeri é nossa!

Governo Federal suspende edital de concessão do Parque Nacional de Jericoacoara, no Ceará

O edital foi lançado em dezembro pelo governo Bolsonaro, sem qualquer diálogo técnico com o governo do Ceará

27.fev.2023 às 10h09
Fortaleza (CE)
Amanda Sobreira

Parque Nacional de Jericoacoara foi criado em fevereiro de 2002, com o objetivo de preservar o meio ambiente e as espécies que vivem na região - Reprodução internet

O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), anunciou neste domingo (26), que o Governo Federal suspendeu por 60 dias o edital de concessão do Parque Nacional de Jericoacoara à iniciativa privada. O veto foi assinado pelo presidente do BNDES, Aloizio Mercadante (PT), depois de ouvir o governador do estado e a Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva (Rede). Agora, o processo retorna à Casa Civil até um novo entendimento entre os governos.

O edital foi lançado pelo governo de Jair Bolsonaro (PL) em dezembro do ano passado, em um dos seus últimos atos como presidente, sem qualquer diálogo técnico com o governo do estado. Em janeiro, Elmano enviou ofício à ministra Marina Silva pedindo a suspensão do edital que previa investimentos de R$ 116 milhões em infraestrutura e R$ 990 milhões na operação e gestão do parque. O período de concessão seria de 30 anos e o leilão estava programado para o próximo dia 20 de março, em São Paulo.

Em sua rede social, Elmano de Freitas agradeceu ao Governo Federal e destacou os investimentos do estado na região para promover "a preservação da área, o estímulo do turismo sustentável e o desenvolvimento econômico da região, que é um dos principais cartões postais do país".

Leia também: Regras da privatização podem fazer governo rever venda do controle da Eletrobras

De acordo com o edital,  assinado pelo então ministro da Economia, Paulo Guedes, a empresa vencedora deveria prestar serviços de "apoio à visitação, revitalização, modernização, operação e manutenção dos serviços turísticos", além do "custeio de ações de apoio à conservação, proteção e gestão" da área de 7,9 mil hectares, entre praia, dunas e formações rochosas do Parque.

A notícia repercutiu entre parlamentares cearenses. A deputada estadual Larissa Gaspar (PT) publicou nas redes sociais um manifesto pelo "veto definitivo contra a privatização".  A medida também foi comemorada pelo deputado Renato Roseno como uma "grande vitória para os povos do litoral cearense". No âmbito municipal, a suspensão foi comemorada pelo vereador e ambientalista Gabriel Aguiar (PSOL) que "continuará cobrando e propondo uma gestão melhor para a área".

O Parque Nacional de Jericoacoara compreende uma área de 8.863,03 hectares, administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO). O órgão federal foi desmontado pelo Governo Bolsonaro durante os quatro anos de sua gestão. De acordo com o governo do Ceará, da área total do parque, 6.150,29 hectares pertencem ao estado.


Símbolo de Jericoacoara, a Pedra Furada é o principal cartão postal da praia / Reprodução internet

O Parque foi criado em fevereiro de 2002, com o objetivo de preservar o meio ambiente e as espécies que vivem na região. Ele fica localizado entre a praia de Guriú e a praia do Preá com diversas paisagens entre dunas, lagoas, manguezais, serrotes e praias. A mais famosa delas é a Praia de Jericoacoara, ou Jeri, como é carinhosamente chamada pelos moradores e visitantes que se encantam com suas belezas naturais, com a pedra furada, o principal cartão postal da área.
 

Editado por: Camila Garcia
Tags: privatizaçao
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

Território em fluxo

Documentário do BdF sobre Cracolândia retrata coletivos que são pedra no sapato da política higienista no Centro de SP

DIA DO MEIO AMBIENTE

Cinema São Luiz, no Recife (PE), tem sessões gratuitas com temática ambiental neste domingo (1º)

TRAJETÓRIA POLÍTICA

Gleisi Hoffmann acredita em acordo com o Congresso para ajuste fiscal do governo federal

E AGORA, JOSÉ?

Perdeu o prazo da declaração do imposto de renda? Saiba o que fazer

assista

Da periferia de Belém, o rapper Pelé do Manifesto canta resistência

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.