litoral paulista

Buscas por última vítima prosseguem em São Sebastião; já são 65 mortes confirmadas após chuvas

Homem estava na região conhecida como Baleia Verde; mais de 4.000 pessoas ficaram desalojadas ou desabrigadas

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |

Ouça o áudio:

Deslizamentos atingiram dezenas de imóveis no litoral norte paulista - Rovena Rosa/Agência Brasil

Uma pessoa vítima dos deslizamentos que aconteceram em São Sebastião (SP) após as fortes chuvas no carnaval segue desaparecida. Segundo o balanço mais recente divulgado pelo governo paulista, um homem que estava em uma região conhecida como Baleia Verde ainda não foi localizado.

Até o fim do dia de segunda-feira (27), 65 mortes haviam sido confirmadas no litoral norte paulista após as tempestades, sendo 64 em São Sebastião e uma em Ubatuba. Das vítimas, 57 já tinham sido identificadas e tiveram os corpos liberados para sepultamento, inclusive 19 crianças. Outras 14 pessoas seguiam internadas.

As buscas na região conhecida como Vila do Sahy, uma das mais atingidas, foram encerradas depois que os corpos das últimas pessoas que estavam desaparecidas no local foram encontrados. Neste momento, o foco é limpeza e remoção de barro e entulho acumulados após os deslizamentos.

Leia mais: Governo de SP e prefeitura de São Sebastião souberam do risco de tragédia dois dias antes

Mais de 2.200 pessoas ficaram desalojadas (perderam sua residência, mas conseguiram se hospedar com parentes ou amigos), enquanto cerca de 1.815 estavam desabrigadas (acolhidas em abrigos públicos ou privados) na noite de segunda. O corpo de bombeiros e a defesa civil reforçaram o pedido para que turistas evitem a região.

Ainda há muitos pontos de tráfego interditados, como a Rodovia Mogi-Bertioga, uma das principais da região, que teve uma tubulação rompida. As obras estão em andamento, mas a liberação para os veículos só deve acontecer em dois meses.

Risco de novas chuvas

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) emitiu alerta para risco de novos deslizamentos em São Sebastião. Estão previstas novas chuvas fortes para os próximos dias no litoral norte de São Paulo.

Edição: Nicolau Soares