NOVA GESTÃO

Governo pede para Petrobras suspender privatizações por 90 dias

Ministério envia ofício para empresa, e estatal promete reavaliar processos de venda em curso

Brasil de Fato | Curitiba (PR) |

Ouça o áudio:

Refinaria Isaac Sabbá (Reman), em Manaus, foi vendida pela Petrobras para a empresa Atem - Divulgação/Petrobras

O Ministério das Minas e Energia (MME) enviou um ofício à Petrobras solicitando a suspensão de todos processos de privatização de bens da companhia por 90 dias. A estatal anunciou o recebimento do comunicado nesta quarta-feira (1º).

No ofício, o governo argumenta que a suspensão é necessária por conta do processo de reavaliação da Política Energética Nacional atualmente em curso e da instauração de nova composição do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE).

:: Privatizada, refinaria do AM vende gasolina mais cara do país ::

A Petrobras informou em comunicado que seu conselho de administração vai analisar todos os processos de privatização em curso. Vai verificar eventuais compromissos já assumidos, cláusulas de rompimento deles e suas consequências.

A estatal prometeu divulgar decisões sobre o assunto oportunamente.

A Petrobras acelerou a venda de seus bens desde o impeachment da presidenta Dilma Rousseff (PT) e a posse do então vice Michel Temer (MDB). Durante o governo de Jair Bolsonaro (PL), a empresa vendeu três refinarias, entre outros ativos.

:: Petrobras vai pagar mais de R$ 217 bi a acionistas em último ano de governo Bolsonaro ::

:: Governo indica novo conselho da Petrobras sob críticas de federação de petroleiros ::

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi eleito com a promessa de interromper as privatizações e retomar os investimentos da estatal.

Na segunda-feira (27), o MME enviou uma lista de oito nomes indicados pelo governo para o conselho de administração da Petrobras. É o conselho que são tomadas as decisões sobre investimentos ou venda de patrimônio.

A expectativa é que os indicados pelo governo tomem posse em abril.

Edição: Thalita Pires