Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • TV BdF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • I
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Opinião
  • DOC BDF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Política

atos golpistas

‘PM não executou o plano acordado’, diz número 2 da segurança do DF à CPI da Câmara Distrital

Oliveira reconheceu que não houve resistência às invasões dos prédios em 8 de janeiro

02.mar.2023 às 21h45
Brasília (DF)
Valmir Araújo

Ex-secretário executivo da SSPDF e presidente CPI na Câmara Legislativa - Rinaldo Morelli/CLDF

O ex-secretário executivo da Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP-DF) Fernando de Sousa Oliveira prestou depoimento nesta quinta-feira, (2), na CPI dos Atos Antidemocráticos da Câmara Legislativa. Oliveira que era o substituto de Anderson Torres que estava no exterior no dia 8 de janeiro reconheceu no depoimento falhas da segurança do DF e culpou a PM pelo ocorrido.

O presidente da CPI, Chico Vigilante (PT), foi quem iniciou as perguntas questionando o ex-secretário executivo sobre suas responsabilidades e apresentou um áudio que Oliveira enviou ao governador afastado Ibaneis Rocha (MDB) no dia 8 assegurando "normalidade". Para se defender, o depoente disse que se baseou em informes da PM. "Isso foi me repassado pelo grupo de policiais que estavam in loco", disse.

Ao ser indagado pelo Presidente da CPI sobre a falta de planejamento, o ex-secretário disse que existia um plano de ações integradas, que foi discutido e aprovado por todas as forças, com o então secretário Anderson Torres, antes de sua viagem. "O grande questionamento é saber por que o departamento de operações da PM não planejou e não executou o plano que foi acordado na sexta-feira [anterior ao ato de 8 de janeiro]", disse o depoente.

O ex-secretário reconheceu que não houve resistência às invasões dos prédios em 8 de janeiro e responsabilizou a PM. "Existiu um erro de execução da operação, por parte da Polícia Militar, isso é visível, as imagens falam por si", disse ele, acrescentando que "não teve resistência à invasão. Não posso fazer juízo de valor, mas há uma certa passividade […] foi praticamente sem resistência".

Chico Vigilante questionou ainda sobre as motivações para essa leniência das forças de segurança do DF, mas o depoente alegou desconhecimento. Contudo, Oliveira chamou atenção para o fato da PM do DF já ter realizado dezenas de operações, com um público ainda maior que o de 8 de janeiro e terem ocorrido com "excelência", pois a capital federal conta com uma das corporações mais bem treinadas e equipadas do Brasil.  

O deputado Fábio Felix (PSOL), que integra a CPI, questionou o depoente sobre a proximidade com o ex-secretário que está preso e se ele tinha conhecimento de tentativa de golpe, o que foi refutado por Oliveira.

Fábio Felix também questionou Oliveira sobre o que impediu que os criminosos que haviam acabado de participar dos atos de depredação fossem presos quando retornaram para a frente do Quartel General do Exército. O depoente disse que estava presente na Esplanada no momento da retomada e que "não foi permitida a prisão que adentraram ao QG do Exército".  "As forcas estavam prontas pra realizar as prisões", assegurou o ex-secretário, sem citar quem informou que as forças de segurança do DF não poderiam efetuar as prisões.

Outros depoimentos

Está prevista para a próxima quinta-feira (9) o depoimento dos Anderson Torres na CPI dos Atos Antidemocráticos. Também serão ouvidos pela CPI o ex-comandante da Polícia Militar do DF (PM-DF), coronel Fábio Augusto Vieira; da ex-subsecretária de Inteligência da SSP-DF, Marília Ferreira; do ex-secretário da SSP-DF, Júlio de Souza Danilo; dos coronéis da PM-DF, Jorge Eduardo Naime e Marcelo Casimiro Vasconcelos Rodrigues; e do tenente-coronel da PM-DF, Jorge Henrique da Silva Pinto. O relator da CPI é o deputado Hermeto (MDB).

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Editado por: Flavia Quirino
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

Rodovia e pedágios

‘Nova Raposo é um projeto incompatível com o século 21’, critica ambientalista

GENOCÍDIO

Israel mata 120 palestinos que buscavam ajuda e total de mortes em Gaza chega a 55 mil

EXTREMA DIREITA

Em visita a Israel, Javier Milei anuncia mudança da embaixada argentina no país de Tel Aviv para Jerusalém

TEATRO

Clássico do suspense, ‘Assassinato no Expresso do Oriente’ volta aos palcos do Recife

ATMOSFERA DE CRISE

EUA vivem nova ‘caça às bruxas’ com perseguição de imigrantes, diz internacionalista

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.