'Toca gasolina'

Ao som do hino nacional, fazendeiros destroem barracos de ocupação do MST em Jacobina (BA)

O episódio aconteceu na Fazenda Limoeiro, ocupada no último 27 de fevereiro por cerca de 150 famílias camponesas

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
"Esse conflito precisa ser mediado pelo governo federal e o governo do estado", afirma dirigente do MST na Bahia - Sindicato Rural/Divulgação

Com um caminhão de som tocando o hino nacional, fazendeiros fizeram um ato com um comboio de veículos, na tarde da última sexta-feira (3), até a Fazenda Limoeiro, em Jacobina (BA). A área estava ocupada por cerca de 150 famílias do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) desde o último 27 de fevereiro.

Barracos foram desmanchados e colchões incendiados. Sob tensão, as famílias sem-terra saíram do local. Foram para outro acampamento a alguns quilômetros dali, já existente desde 2008, onde há o projeto de uma barragem do governo do Estado da Bahia.

Leia mais: MST ocupa três áreas da Suzano Papel e Celulose e fazenda em Jacobina (BA)

Em vídeos feitos pelos próprios fazendeiros circulando em redes sociais, é possível escutar frases como "vai embora, cambada de vagabundo", "quebra o pau nas costas deles", "toca gasolina e bota fogo nos cara" e "estamos revidando".

"Com a violência, muita gente ficou com medo. Ficamos até a manhã de sábado (4) procurando gente no mato, porque teve gente que correu para o fundo da fazenda e se perdeu na mata", descreve Abraão Brito, articulador político do MST na Chapada Diamantina. "O que os fazendeiros fizeram lá não existe porque não foi expedida a ordem de reintegração de posse para despejar as famílias", afirma.

A Polícia Militar esteve no local durante o conflito. De acordo com o MST, alguns fazendeiros estavam armados, mas não foram abordados. Já os trabalhadores rurais tiveram equipamentos de trabalho, como enxadas, retidos.

"Não tem ninguém trabalhando na terra"

A Fazenda Limoeiro tem 1,7 mil hectares e, segundo o movimento, está improdutiva há 15 anos. "As famílias estavam dando vida à fazenda. Reafirmo: é uma fazenda abandonada, não cumpre com a função social. Não tem curral, não tem casa, não tem pasto, não tem gado, não tem energia, não tem ninguém trabalhando na terra", relata Brito.

"Aquela área precisa virar um assentamento da reforma agrária", defende. "O MST vai sentar e avaliar, porque do jeito que ficou não vamos permitir ficar. Quem está governando o Brasil é a democracia e nós não vamos dar um passo atrás. Vamos resistir, dialogar com as famílias e retomar essa área", afirma.

:: Em crítica ao agronegócio, jornada das mulheres do MST terá atos, acampamentos e outras ações ::

Edição: Nicolau Soares