AQUI É TRABALHO

Em 5 dias, Lula se reúne com 16 ministros, 2 chefes de Estado, lança Bolsa Família e vai ao MT

Semana ainda foi marcada pelo lançamento de campanha de vacinação, reativação do Consea e viagem a Rondonópolis, no MT

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Zé Gotinha, Lula e Alckmin: ato de lançamento de Movimento Nacional pela Vacinação ocorreu no Guará (DF), na segunda-feira (27) - Ricardo Stuckert

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teve uma agenda movimentada nesta semana, de segunda à sexta-feira entre os dias 27 de fevereiro e 3 de março. No período, encontrou 17 ministros de seu governo (alguns deles, mais de uma vez), chefes de Estado (como os presidentes ucraniano, Volodymyr Zelensky, e mexicano, López Obrador), lançou políticas públicas e ainda fez uma viagem ao Mato Grosso.

Continua após publicidade

Leia mais: Zelenski convida Lula a visitar Kiev, capital da Ucrânia


Lula, Celso Amorim e Zelensky em reunião realizada por vídeo-conferência, na quinta-feira (2) / Ricardo Stuckert/PR

Na série de reuniões que teve com membros de sua equipe na Esplanada dos Ministérios, um dos temas mais debatidos foi a política de preço da Petrobras, em que teve os ministros Fernando Haddad (Fazenda) e Alexandre Silveira (Minas e Energia), além do presidente da Petrobrás, Jean Paulo Prates, como principais interlocutores. O assunto foi abordado por Lula em eventos públicos durante a semana, bem como na entrevista concedida ao jornalista Reinaldo Azevedo, da Rádio BandNews FM, na quinta (2).


Lula e Reinaldo Azevedo durante entrevista concedida a programa da Rádio BandNews FM / Ricardo Stuckert/PR

Além disso, a semana ficou marcada por alguns atos públicos relevantes, como o lançamento do Movimento Nacional pela Vacinação, em uma unidade de saúde do Guará (DF), ao lado da ministra Nísia Trindade (Saúde), na segunda-feira (27); a reativação do Conselho Nacional de Segurança Alimentar (Consea), na terça (28); e do Novo Bolsa Família, na quinta (2), esses dois últimos projetos ligados ao ministro Wellington Dias (Desenvolvimento e Assistência Social).

 


Lula abraça jovem beneficiária do Bolsa Família, em cerimônia no Palácio do Planalto / Ricardo Stuckert/PR

Leia também: 'Nossa luta contra a fome é inscansável', diz Lula ao recriar Consea, extinto por Bolsonaro

Na última quarta-feira (28), o dia de Lula foi marcado por um encontro com o ex-presidente uruguaio Pepe Mujica, em encontro com entidades sindicais internacionais para debate sobre os desafios do movimento sindical e de trabalhadores. No evento, esteve ao lado do ministro Luiz Marinho (Trabalho e Previdência Social).


Luiz Marinho, ministro do Trabalho e Previdência Social, Lula e Pepe Mujica, em debate no Palácio do Planalto / Ricardo Stuckert/PR

Entre terça (28) e quinta (2), Lula começou o dia com uma reunião que já vem se tornando rotina em sua agenda, com os ministros Alexandre Padilha (Relações Institucionais) e Paulo Pimenta (Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República), que têm seus gabinetes sediados no Palácio do Planalto.

O encontro com os ministros palacianos, escolhidos desde o início do governo para despachar pela manhã com Lula, não ocorreu na segunda (27), quando Padilha não esteve presente e o chefe do Executivo recebeu, além de Pimenta, dois secretários da Secom que já compunham sua equipe particular nos últimos anos, antes do retorno ao governo: Ricardo Stuckert (Divulgação de Conteúdo Audiovisual) e José Chrispiniano (Imprensa).

Já na sexta-feira (3), Lula viajou para Rondonópolis, no Mato Grosso, para participar de um evento de entrega de 1.440 unidades habitacionais do programa Minha Casa Minha Vida no Residencial Celina Bezerra, com os ministros Jader Filho (Cidades), Carlos Fávaro (Agricultura, Pecuária e Abastecimento), e a presidenta do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros.

:: No Mato Grosso, Lula chora com anúncio de creche com nome de seu falecido neto Arthur ::


Lula emocionado durante cerimônia de entrega de unidades habitacionais em Rondonópolis / Reprodução/TV Brasil

Durante a semana, o presidente também teve outras reuniões ou encontros em atos públicos com ministros do governo, como Rui Costa (Casa Civil), Cida Gonçalves (Mulheres), Esther Dweck (Gestão e da Inovação em Serviços Públicos), Margareth Menezes (Cultura), Jorge Messias (Advocacia-Geral da União), Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar), Geraldo Alckmin (Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior), Camilo Santana (Educação) e Ana Moser (Esporte), além de Aloizio Mercadante, presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Edição: Rodrigo Durão Coelho