5 anos sem respostas

Dicionário das Favelas realiza evento no RJ em memória de Marielle Franco na próxima segunda

Evento terá exposição fotográfica, mesa com parlamentares, performance cultural e vídeos de familiares, amigas e amigos

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Morte da vereadora será lembrada em evento na véspera dos cinco anos do crime - Guilherme Cunha/Alerj

Na véspera do dia em que se completarão cinco anos das mortes da vereadora carioca Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, um evento com atividades culturais e mesa de debates com parlamentares vai repercutir os assassinatos, até hoje não esclarecidos. O evento "Marielle Vive! Favelas na Reconstrução do País" acontece na próxima segunda-feira (13), a partir das 9h, na Biblioteca de Manguinhos da Fiocruz, na zona norte do Rio.

Continua após publicidade

Organizado pelo Dicionário de Favelas Marielle Franco, o evento gratuito terá uma exposição fotográfica e performances culturais, além de apresentação de vídeos de familiares e outras pessoas próximas a Marielle e Anderson. As deputadas estaduais Renata Souza, Mônica Francisco e Dani Monteiro, além da vereadora Mônica Cunha, todas do PSOL do Rio, vão participar da mesa principal, "Da Favela ao Parlamento", que vai tratar do legado de Marielle.

"A proposta é que se realize um debate a partir das experiências de mulheres que atuaram com ela e que empreendem a luta coletiva para manter vivas as ideias e os ideais de Marielle, assim como construir novos caminhos para ampliar o debate sobre favelas e cidadania, direitos humanos e segurança, gênero e raça na vida política brasileira", destaca o Dicionário de Favelas em nota.

Atividades culturais

A exposição fotográfica Outras Marés, com curadoria de Dante Gastaldoni e participação de integrantes do Coletivo Fotografia, Periferia e Memória, vai apresentar uma visão das favelas oferecidas por pessoas que vivem nas comunidades.

O encerramento do evento terá a performance cultural Eu sou porque nós somos, com poesia, canto e dança. Companheiras e companheiros de Marielle, Rachel Barros, Carolina Rocha e Deley de Aracari receberão convidadas e convidados para a atividade.

O Dicionário de Favelas

Lançado em 2019, o Dicionário de Favelas Marielle Franco atua para dar visibilidade a ações de preservação de memórias em favelas e periferias do Brasil. O projeto tem sede no Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (ICICT-Fiocruz) e divulga conhecimento sobre estes territórios de forma interdisciplinar, interinstitucional e plural.

Serviço

"Marielle Vive! Favelas na Reconstrução do País"
Data: 13 de março, segunda-feira
Local: Biblioteca de Manguinhos/Fiocruz - Av. Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro/RJ

Programação:

9h - Abertura exposição fotográfica "Outras Marés"
9h30 - Mesa de abertura 
10h15 - Mesa “Da Favela ao Parlamento – Reconstruindo o Brasil”
12h - Performance Cultural “Eu sou porque nós somos” (poesia, canto e dança)
13h - Encerramento

Transmissão ao vivo pelo Canal VideoSaúde

Edição: Rodrigo Durão Coelho