Inédito

Xi Jinping é reeleito para 3º mandato como presidente da China

No poder desde 2013, Xi terá que enfrentar desafios com a competição com os EUA

São Paulo (SP) |
Xi Jinping no Congresso Nacional do Povo, em Pequim - Noel Celis / AFP

O presidente da China, Xi Jinping, foi reeleito para seu 3º mandato nesta sexta-feira (10) após ser escolhido de maneira unânime pelos quase 3 mil parlamentares que formam o Congresso Nacional do Povo. Xi, de 69 anos, era o único candidato e já havia sido indicado pelo Partido Comunista como secretário-geral e comandante da comissão militar, os cargos mais importantes do país.

Continua após publicidade

Até 2018, a China tinha limites para o tempo em que um presidente poderia ocupar o cargo, mas a Constituição do país foi alterada. No poder desde 2013 após cumprir dois mandatos, Xi agora terá um terceiro mandato com mais 5 anos na direção da segunda maior economia do mundo. 

O presidente chinês lidera um Partido Comunista de mais de 100 anos e que conta com 96,71 milhões de membros, segundo o South China Morning Post. A China tem 1,41 bilhão de habitantes.

O novo mandato do presidente chinês ocorrerá durante o acirramento da competição com os EUA pela hegemonia global, disputa que é marcada por sanções e atritos.

Em sessão anterior do Congresso Nacional do Povo, Xi criticou os EUA e suas alianças com o objetivo de isolar a China: "Países ocidentais, liderados pelos EUA, implementaram contenção e supressão completas da China, o que trouxe desafios severos sem precedentes ao desenvolvimento do país".

Além da disputa geopolítica, pesquisa da Gallup divulgada nesta semana indica que há uma desconfiança da população dos EUA com a China. Apenas 15% dos estadunidenses têm uma visão favorável da China, o menor índice desde que o índice começou a ser calculado em 1979.

Edição: Rodrigo Durão Coelho