Ensino e Formação

Online e gratuito, seminário 'Mulheres e o ensino de arte no Brasil' tem inscrições abertas

Evento que ocorre entre os dias 14 e 17 de março aborda formação, docência e produção de mulheres nas artes visuais

Brasil de Fato | Porto Alegre |
O "Seminário Mulheres e o Ensino de Arte no Brasil" acontece nos dias 14, 15, 16 e 17 de março - Reprodução

O "Seminário Mulheres e o Ensino de Arte no Brasil" será uma atividade realizada online e com inscrições gratuitas. Acontece nos dias 14, 15, 16 e 17 de março, das 9h às 11h15. As inscrições devem ser efetuadas por formulário eletrônico. Será fornecido certificado de participação.

Durante o evento, pesquisadoras e pesquisadores de diversas regiões do país apresentarão comunicações destacando aspectos da formação, da docência e da produção de mulheres nas artes visuais, as estratégias, as estruturas e as oportunidades acessadas e negadas em diferentes períodos às mulheres no campo da arte.

O seminário será transmitido pelo canal no YouTube do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV/UFRGS). Todos os encontros terão tradução simultânea em LIBRAS. O evento tem financiamento do Pró-Cultura RS e da Secretaria de Cultura do estado e conta com parceria da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

A atividade é organizada por Rosane Vargas, jornalista, historiadora da arte e doutoranda em Artes Visuais (UFRGS), e por Daniela Kern, professora do Instituto de Artes da UFRGS e coordenadora da pesquisa "Historiografia feminista da arte: tendências e impasses". A produção é de Fernanda Soares da Rosa, historiadora, curadora, produtora cultural e doutoranda em Artes Visuais (UFRGS), e Mariá Teixeira, museóloga, produtora cultural e mestranda em Artes Visuais (UFRGS).

Programação e pesquisadores convidados

A programação completa por ser conferida aqui.

No dia 14, o convidado é Alexandre Araujo Bispo, antropólogo, crítico e curador; coautor, entre outros, de "Artes, saberes, antropologia" (2021); "Arte contemporânea 2000-2020" (2021); "Paulo Nazareth: Melee" (2021); e "Mulheres fotógrafas, mulheres fotografadas: fotografia e gênero na América Latina" (2021).

No dia 15, a convidada Cristiana Tejo, doutora em Sociologia pela UFPE, curadora independente e cogestora do Espaço NowHere, pesquisadora integrada no Instituto de História da Arte da Universidade Nova de Lisboa; ela foi pesquisadora do projeto Artistas e Educação Radical na América Latina: Anos 1960/1970, coordenado por Giulia Lamoni, e organizou, as publicações "Paulo Bruscky: Arte e Multimeios" e "Curadoria em cinco dimensões".

A convidada, no dia 16, é Madalena Zaccara, professora titular da UFPE e professora visitante na Sorbonne, Paris; ela é autora, entre outros, do livro "De sinhá prendada a artista visual: os caminhos da mulher artista em Pernambuco".

No último dia de evento, a convidada é Arissana Pataxó, professora e artista visual, mestre em estudos étnicos e africanos e doutoranda em artes visuais (UFBA); ela pertence à etnia Pataxó e, como artista visual, traz discussões que fazem parte de suas vivências junto ao seu povo e a outros povos indígenas.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

 

Fonte: BdF Rio Grande do Sul

Edição: Marcelo Ferreira