Central do Brasil

Cerrado pode perder até 35% das reservas de água até 2050, aponta estudo

Mudanças climáticas e desmatamento são as causas, explica Isabel Figueiredo, da organização responsável pelo estudo

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Monocultivo de soja altera capacidade de absorção do solo do cerrado - Silvio Avila/ AFP

O cerrado brasileiro pode perder até 35% da água de seus rios até 2050. A conclusão é de um estudo apoiado pelo Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN). As maiores causas são as mudanças climáticas e o avanço do agronegócio sobre o bioma, causando alterações no ciclo das águas que já afetam as diversas regiões do país.

Continua após publicidade

O estudo faz parte da tese de doutorado do pesquisador Yuri Salmona, que coletou dados sobre a vazão dos rios e a cobertura vegetal de 85 bacias hidrográficas do cerrado de 1985 até 2021. A constatação é que os biomas mais desmatados demonstram a maior queda na quantidade de água no período, apontando para riscos caso as tendências não sejam revertidas.

:: Zerar desmatamento da Amazônia e Cerrado renderia R$ 1,2 trilhão ao PIB mundial, diz estudo ::

"São sistemas que vão se retroalimentando", afirma Isabel Figueiredo, coordenadora do Programa Cerrado e Caatinga do Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN), em entrevista ao Central do Brasil neste Dia Mundial da Água.

Ela explica que o processo de mudanças climáticas tornou as chuvas mais concentradas no tempo, dificultando o fluxo de absorção da água pelo solo – o volume de chuvas que antes caía ao longo de alguns meses, agora desaba em poucos dias na forma de chuvas torrenciais. Em paralelo, a expansão do agronegócio leva ao aumento de áreas de monocultivo, como pastos e campos de soja e algodão, que também diminuem a capacidade de absorção do solo. 

"O cerrado tem papel muito importante de absorver a água da chuva e propiciar a infiltração lenta e gradual até as camadas mais profundas, por conta da estrutura de sua vegetação, que tem raízes muito profundas", explica Isabel. "Então, se a gente aliar a intensificação das chuvas, essas chuvas mais torrenciais, com a mudança no solo, a gente vai ter um agravamento dessa situação de interrupção ou de estar afetado o ciclo da água." 

Mudar essa situação é complexo, mas há formas conhecidas de diminuir os impactos das atividades humanas como o agronegócio, começando pelo cumprimento de legislações ambientais de preservação de vegetação nativa e cobertura de áreas de nascentes. 

"A gente também precisa ter áreas protegidas no cerrado. E também a gente precisa respeitar territórios de comunidades tradicionais, povos indígenas, agricultores familiares, pois elas têm papel muito importante na proteção da vegetação nativa e, portanto, nos ajudam a que a gente adie esse fim do mundo", defende.

A entrevista completa com Isabel Figueiredo você acompanha na edição desta quarta-feira do programa Central do Brasil. 

Assista agora ao programa completo 

E tem mais!

Quais os efeitos da ordem de prisão contra Putin?

O Tribunal Penal Internacional emitiu um mandado de prisão contra o presidente da Rússia, Vladimir Putin, por supostos crimes de guerra durante o conflito na Ucrânia.  Apesar de Moscou não reconhecer a jurisdição do tribunal, a decisão já tem implicações práticas para Putin e aumenta o isolamento do país em relação ao ocidente. No entanto, a visita do presidente chinês Xi Jinping demonstra a força da aliança entre os dois países asiáticos. Saiba mais detalhes na reportagem de Serguei Monin. 

Belo Horizonte: revitalização ou especulação imobiliária?

A prefeitura de Belo Horizonte lançou, no último dia 6 de março, o programa "Centro de Todo Mundo", que prevê ações de revitalização da região central da capital mineira. Ao mesmo tempo, deu início a um debate na Câmara Municipal para alterar o Plano Diretor da Cidade, com mudanças que podem esvaziar o Fundo Social, que viabiliza, por exemplo, a construção de habitações sociais.  

A repórter Amélia Gomes explica o contexto e traz as críticas dos movimentos populares, que consideram que as iniciativas foram tomadas sem diálogo com a população e podem beneficiar a especulação imobiliária.

O programa Central do Brasil é uma produção do Brasil de Fato. Ele é exibido de segunda a sexta-feira, ao vivo, às 12h30, pela Rede TVT e por emissoras públicas parceiras espalhadas pelo país. 

Edição: Nicolau Soares