Novas alianças

Colômbia anuncia encontro internacional por diálogo entre governo e oposição da Venezuela

Reunião acontecerá em Bogotá e terá convidados da Europa e da América Latina; EUA dizem que estão dispostos a participar

Caracas (Venezuela) |
Petro se reuniu com Maduro na última quinta-feira (23) - Prensa presidencial

O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, anunciou que irá convocar uma conferência para promover o diálogo entre governo e oposição da Venezuela. Segundo comunicado da Presidência colombiana emitido nesta terça-feira (28), o encontro ocorrerá em Bogotá e a data ainda não está definida, mas será anunciada após a Semana Santa, após o dia 8 de abril.

"O objetivo da reunião é reabrir caminhos e construir uma agenda para estimular e apoiar o diálogo entre a oposição venezuelana, a sociedade civil deste país e o governo da Venezuela", diz a nota. Ainda de acordo com o governo colombiano, serão convidados "países da Europa, América Latina e os Estados Unidos".

::O que está acontecendo na Venezuela::

A proposta foi respaldada pelo governo dos EUA. Em entrevista à agência Efe publicada nesta quarta-feira (29), o encarregado para América Latina do Departamento de Estado norte-americano, Brian Nichols, afirmou que o país poderá estar presente no evento.

"Estamos dispostos a participar. Estamos preocupados com a situação do povo venezuelano e qualquer país que esteja aportando bons votos para melhorar a situação é algo importante", disse Nichols.

::Sem Guaidó, o que falta para EUA e Venezuela retomarem relações?::

O funcionário do governo de Joe Biden ainda deixou claro que os EUA estão dispostos a eliminar sanções contra a Venezuela se os diálogos entre governo e oposição avançarem.

Sediados até o ano passado no México, com mediação do governo mexicano e da Noruega, as negociações entre o governo de Nicolás Maduro e o setor mais extremista da oposição de direita venezuelana foram paralisados nos últimos meses.

Em novembro do ano passado, ambas as partes assinaram um acordo que previa a liberação de mais de US$ 3 bilhões que pertencem ao Estado venezuelano e que estavam bloqueados no exterior por conta das sanções dos EUA solicitadas pela oposição.

::Petro vai à Venezuela e discute com Maduro encontro de países amazônicos defendido por Lula::

O governo, no entanto, denuncia que os recursos não foram liberados e que, portanto, não poderia voltar a negociar. A oposição, por sua vez, já anunciou uma data para a realização de eleições primárias com o objetivo de tentar definir uma candidatura única para o pleito presidencial de 2024. As principais demandas desse setor político nos diálogos com o governo são a elaboração de um calendário de votação e reformas no Conselho Nacional Eleitoral.

A proposta do governo da Colômbia, segundo Petro, não pretende substituir a mesa de negociação já instalada no México.

Edição: Thales Schmidt