Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • TV BdF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • I
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Opinião
  • DOC BDF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Geral

Central do Brasil

Relação de Lula com Congresso é ‘tranquila e até construtiva’, diz cientista política

Apesar disso, Priscila Lapa aponta que troca de cargos e verbas por apoio ainda é comum

04.abr.2023 às 15h08
São Paulo (SP)
Redação

Lira e Pacheco travaram batalha sobre o rito de tramitação das MPs no Congresso Nacional - Edilson Rodrigues/Agência Senado

 

A poucos dias de completar os 100 primeiros dias do terceiro mandato do governo Lula (PT), a cientista política, Priscila Lapa analisou a relação do petista com o atual Congresso, em especial com o presidente da Câmara, Arthur Lira. A análise foi feita no programa Central do Brasil desta terça-feira (04). 

Na avaliação da entrevistada, desde a transição de governo, Lula não tem encontrado dificuldades significativas na aprovação de pautas sobretudo nas emergenciais. "Vimos isso na PEC da Transição, no redirecionamento de alguns recursos previstos no orçamento, assim como no próprio processo eleitoral. Tem se mostrado uma relação tranquila e até certo ponto construtiva.”

Lapa também tratou do novo acordo entre Câmara e Senado a respeito da tramitação das medidas provisórias (MPs). O embate teve início quando Arthur Lira queria manter o modelo adotado durante a pandemia, que prevê que as medidas comecem a tramitar na Câmara, já o Senado queria a volta das comissões mistas. Eles entraram em acordo sobre as comissões mistas, mas ainda não se sabe como será a formação dessas comissões. 

Segundo a cientista política, o que está em jogo nesse momento é a apreciação de medidas provisórias que colocam em pauta a reforma administrativa do governo Lula. “A criação de Ministérios e de programas, inclusive o Bolsa Família, que é sempre tratado dentro do Congresso como um tema prioritário.” 

Lapa explicou que o que está previsto na Constituição é que a apreciação de medidas provisórias ocorram por comissões mistas, conforme o entendimento e a tese que vinha sendo defendida pelo presidente do senado, Rodrigo Pacheco. “A gente viu que a Câmara dos Deputados ganhou muito protagonismo nos últimos anos no Brasil, então a Câmara está buscando um espaço maior de protagonismo nesse processo como um todo. Coube às lideranças do governo – e a gente pode destacar os senadores Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e Jaques Wagner (PT)  – atuarem como intermediários para evitar uma crise maior”. 

:: Entenda o conflito entre Lira e Pacheco por conta da tramitação de MPs no Legislativo ::

A especialista ainda comentou os resultados da última pesquisa Datafolha, lançada nesta segunda-feira (03), na qual 61% dos eleitores consideraram que Lula age mal ao trocar cargos e verbas por apoio nas casas legislativas. Segundo ela não é possível tratar tal correlação de forças de outra forma. “A gente tem um modelo muito arraigado, muito claramente estabelecido em que em alguns momentos o Congresso avança na sua tentativa de ampliar sua capacidade legislativa e em outros momentos o Executivo consegue ganhar forças nessa quebra de braço. Para o cidadão é difícil entender isso e a gente fica na expectativa sempre de que as lideranças consigam chegar em acordos que não favoreçam apenas elas lideranças, mas a população em si.”

Assista agora ao programa completo: 

E tem mais:

Abril Vermelho 

Ayala Ferreira, da direção nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra  (MST), fala sobre as principais reivindicações da Jornada Nacional de Luta do movimento neste mês que relembra o massacre de Eldorado dos Carajás

Covid-19 e Educação 

Ensino remoto durante a pandemia causou impactos na educação de alunos da Rede Municipal do Rio.

O programa Central do Brasil é uma produção do Brasil de Fato. Ele é exibido de segunda a sexta-feira, ao vivo, sempre às 12h30, pela Rede TVT e por emissoras públicas parceiras espalhadas pelo país. 

 

Editado por: Rodrigo Durao Coelho
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

EVENTO GRATUITO

Guia completo da Virada Cultural 2025: o que rola em SP neste fim de semana

HOMENAGEM

Sebastião Salgado eternizou momentos históricos da luta pela reforma agrária

OPINIÃO

O agro não é ‘pop’, é catastrófico

LEGADO POLÍTICO

Sebastião Salgado: fotógrafo da terra e do povo, aliado histórico do MST

PODCAST DE FATO

Deputado e líder comunitário alertam para ausência de soluções coletivas às emergências climáticas no RS

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.