Diplomacia

Na China, Macron pede que Xi Jinping traga Rússia 'para a mesa de negociações'

Presidente francês visita Pequim, discute guerra na Ucrânia e pede "paz duradoura"

São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Macron e Xi Jinping em Pequim - Ng Han Guan / AFP

O presidente da França, Emmanuel Macron, defendeu nesta quinta-feira (6) que a China interceda junto à Rússia para encerrar a guerra na Ucrânia. Macron e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, estão em Pequim para uma visita de Estado.

"Sei que posso contar com você para trazer a Rússia de volta à razão e todos à mesa de negociações", disse o presidente francês. "Uma paz que respeite as fronteiras reconhecidas internacionalmente e que evite qualquer forma de escalada. E acredito que é uma questão importante também para a China, tanto quanto para a França e para a Europa. Esta paz, esta estabilidade, é o que estamos tentando alcançar."

Xi, por sua vez, afirmou durante coletiva de imprensa conjunta com Macron que a China "está disposta a pedir à comunidade internacional, juntamente com a França, para manter a racionalidade e contenção, e evitar tomar medidas que irão agravar ainda mais a crise ou torná-la fora de controle".

O presidente chinês visitou Moscou em março, onde encontrou o presidente da Rússia, Vladimir Putin, e defendeu uma "saída racional para a crise ucraniana".

Macron visita a China com uma delegação de mais de 60 empresários e representantes de companhias como Airbus, Electricite de France e L’Oreal. Ele deve ficar no país até sábado (8).

Edição: Nicolau Soares