REPRESENTATIVIDADE

Pela primeira vez em mais de 80 anos, um sindicato de metalúrgicos do RS terá presidente mulher

Elisandra Antunes de Almeida foi empossada na entidade que representa trabalhadores de Passo Fundo, Marau e Tapejara

Brasil de Fato | Porto Alegre |
"Espero que isso abra portas para que outras mulheres ocupem espaços e percebam que podem se tornar diretoras e presidentes de sindicatos", afirma dirigente - Foto: SMPF

A operadora de máquinas Elisandra Antunes de Almeida tornou-se a primeira mulher no Rio Grande do Sul a presidir um sindicato que representa os trabalhadores metalúrgicos, na noite de sábado (15), ao tomar posse como presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Passo Fundo, Marau e Tapejara. Metalúrgica e acadêmica de Direito, ela estará a frente da entidade pelos próximos quatro anos.

"É um marco na história para todas as mulheres metalúrgicas", afirma Elisandra ao manifestar que o fato rompe um paradigma, devido ao meio sindical e a categoria metalúrgica ser formada, na sua grande maioria, por homens.

"Espero que isso abra portas para que outras mulheres ocupem espaços e percebam que podem se tornar diretoras e presidentes de sindicatos. O meu mandato será de espaço para construção de lideranças mulheres", garante ela.

O ato de posse foi conduzido pela vice-presidente da Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos do RS (FTM-RS), Eliane Morfan, que enfatizou a importância dessa representação para as mulheres da categoria. “A luta construiu as condições para esse feito inédito porque se trata de uma companheira lutadora, que lidera uma construção coletiva, solidária, de confiança e respeito com toda a equipe, tendo como princípio o sindicato, ferramenta a serviço da trabalhadora e do trabalhador", disse.

No dia 23 de março, durante uma assembleia geral, ocorreu a posse oficial na porta de fábrica da empresa GSI-Marau com os trabalhadores da categoria.

Confira a nominata da direção empossada:

Elisandra Almeida Antunes

Roseleide da Luz Freitas

Joel da Silva

Antonio Jaco Lunkes

João Vilmar de Moraes Alves

Everton do Amarante Mate

Eva Rosalires Rodrigues Xavier

Franciele Veiga da Silveira

Roberto Rigo

Rogerio Calegari

Joel Pires

Hugo da Silva Karlinski

Alessandra de Fatima Padilha

Elisiane Zamuner

Jose Ailton Araujo Dos Santos

Alexandre Andrade

Valdair Hansen

Cladimar Nunes da Silveira

Maiquel Ribeiro da Silva


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

Fonte: BdF Rio Grande do Sul

Edição: Katia Marko