RETROCESSO

Vazamento da CSN atinge rio que fornece 60% da água de BH; reforma de Zema piora cenário

Proposta do governo de Minas foi aprovada dias após Rio das Velhas ser contaminado

Brasil de Fato | Belo Horizonte (MG) |
Moradores da região, entidades e ambientalistas alertaram que o Rio das Velhas apresentava coloração avermelhada e água turva. - Foto: CBH Velhas

Ativistas em defesa do meio ambiente receberam com pesar a aprovação, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), da Reforma Administrativa proposta pelo governo Zema (Novo). A votação aconteceu nesta quarta-feira (19), poucos dias após a denúncia de que o Rio das Velhas, responsável pelo abastecimento de 60% da água de Belo Horizonte e Região Metropolitana, foi contaminado pelo vazamento de uma das barragens da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN).

Continua após publicidade

Na última semana, moradores da região, entidades e ambientalistas alertaram que o rio apresenta coloração avermelhada e água turva. Dias antes, peixes já haviam sido encontrados mortos em Honório Bicalho, distrito do município de Nova Lima, na RMBH. 

:: MG: diferença entre salário de Zema e de servidores ultrapassa 4.300% ::

O motivo do vazamento teria sido a realização de obras de descomissionamento de uma das quatro barragens da mineradora na área. Para o coordenador do Movimento pela Soberania Popular na Mineração (MAM), Luiz Paulo Siqueira, a recorrência desse tipo de evento em Minas é resultado da má fiscalização realizada pelo estado. 

"Isso demonstra a atual incapacidade dos órgãos de estado de realizar o monitoramento das estruturas de barragens de rejeitos. Além da falta de monitoramento e fiscalização, as multas aplicadas às mineradoras são irrisórias ou sequer são autuadas", avalia. 

:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui :: 

Para o dirigente do MAM, com a aprovação da Reforma Administrativa, o cenário tende a piorar ainda mais. Isso porque a medida de Zema atribui competências do licenciamento ambiental para a Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam), responsabilidade que era da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad).

"Há uma preocupação ainda maior, porque a reforma amplia as atribuições da Feam, sem garantir o aumento da estrutura e de recursos para a fundação. Ou seja, o objetivo do Zema é fragilizar ainda mais o processo de licenciamento ambiental", destaca Luiz Paulo. 

 

Fonte: BdF Minas Gerais

Edição: Elis Almeida