Ogum: 23 de abril é dia de celebrar orixá guerreiro, protetor da ordem e das tecnologias

Na Pedreira Prado Lopes, em BH, celebração contará com rituais de fé, apresentações artísticas e feijoada beneficente

Belo Horizonte (MG) | Brasil de Fato MG |
"Ogum é essencial para alimentar a fé de todas e todos que tem nele um protetor." - Foto: Reprodução/ Freepik

Ogum, no sincretismo religioso conhecido como São Jorge, São Sebastião e até mesmo em algumas regiões, como Santo Antônio, é o orixá guerreiro. “É nosso protetor na guerra do dia-a-dia para defender o pão, nos guardar das violências e dos ataques”, explica Pai Ricardo, da Casa Pai Jacob do Oriente. “Ogum foi essencial para nos fortalecer nas nossas resistências nestes últimos anos de retrocessos”, completa.

Por causa das violências e perseguições aos cultos de fé de matriz africana ao longo da nossa história, as entidades, celebrações e manifestações religiosas foram incorporadas às práticas do cristianismo. E por isso, com o sincretismo, a data de celebração à Ogum é convencionada no dia de comemoração à São Jorge, 23 de abril.

Para Makota Celinha Ogum é “Patrono do Desenvolvimento”

As características de guerreiro, lutador e defensor da justiça e da ordem são marcas registradas do orixá, mas Ogum também é quem cuida do progresso e das tecnologias. “Se avançamos da carroça para o trem, do serrote para a serra elétrica, do caderno para o computador, temos que agradecer a Ogum”, esclarece Pai Ricardo.

Por essas qualidades, Makota Celinha Gonçalves intitula o orixá como “Patrono do Desenvolvimento” e explica que Ogum é fundamental também para a preservação, resistência e manutenção da cultura afro-brasileira. “Sincretizado no catolicismo ou não, Ogum é essencial para alimentar a fé de todas e todos que tem nele um protetor. Ogum é um Pai maravilhoso a quem nos entregamos sem medo, pois ele nunca abandona os seus”, declara.

Comemorações

No sábado, dia 22, as Casas Pai Jacob do Oriente e Pai Manoel de Aruanda organizam uma celebração religiosa às 9 horas da manhã, na Rua Fagundes Varela, n° 99 no Bairro Lagoinha - Vila Nossa Senhora dos Passos, na Pedreira Prado Lopes (BH).

Na parte da tarde, a festividade segue com manifestações culturais e a tradicional feijoada à Ogum. Entre as atrações estão o grupo Orisamba, Dibantu, Bloco Vô Manoel e a cantora Aline Calixto. As Casas pedem uma contribuição de R$ 25 para a produção da feijoada e organização do espaço. Mais informações no perfil da entidade no Instagram @casapaijacobdooriente.

:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui :: 

Fonte: BdF Minas Gerais

Edição: Elis Almeida