Igreja

Arcebispo de Porto Alegre, dom Jaime Spengler é eleito presidente da CNBB

Em 2022, o bispo falou ao BdF sobre o momento político do país: "Há um descuido com a terra e com a nossa casa comum"

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Jaime Spengler chega à presidência da CNBB após quatro anos à frente da 1º vice-presidência da entidade - Foto: CNBB

O arcebispo de Porto Alegre (RS), dom Jaime Spengler, foi eleito presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A eleição ocorreu nesta quarta-feira (24), durante a 60ª Assembleia Geral da entidade, no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida (SP).

Dom Jaime Spengler foi eleito no terceiro escrutínio, por maioria simples, com 210 votos, derrotando dom Paulo Cezar Costa, cardeal de Brasília. "Acolho a eleição com muita humildade, com temor e tremor, mas orientado pela fé. Quem conduz a igreja é o nosso Senhor, não somos nós. É com esse espírito que me coloco a serviço para os próximos anos da CNBB", afirmou o novo mandatário da conferência.

Spengler, que era 1º vice-presidente da CNBB, pertence ao mesmo grupo de dom Walmor Oliveira de Azevedo. Sua vitória representa um triunfo de setores progressistas da Igreja Católica no Brasil.

Em 2022, dom Spengler falou ao Brasil de Fato, com exclusividade, sobre o momento político que vivia o país. "Nós estamos assistindo o descuido com a terra e com a nossa casa comum, além da questão do meio ambiente e a violência que está explicita e latente. Também estamos vendo o crescimento do desemprego e da miséria. Eu vivo em Porto Alegre, e me espanta a quantidade de pessoas que estão vivendo nas ruas."

Leia Mais.: "O Brasil não vai bem", diz Dom Jaime Spengler, 1º vice-presidente da CNBB

Ao longo da semana, além dos quatro membros da presidência, os bispos também votarão pela escolha dos 12 presidentes das Comissões Episcopais permanentes; 2 representantes da CNBB no Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam), um titular e suplente; e os bispos que participarão do processo do Sínodo sobre a Sinodalidade, em Roma.

O presidente da CNBB

Jaime Spengler nasceu em Gaspar (SC), no dia 6 de setembro de 1960. Em 1982, entrou para a Ordem dos Frades Menores em Rodeio (SC). O presidente eleito da CNBB estudou Filosofia no Instituto Filosófico São Boaventura, no Paraná, e Teologia no Instituto Teológico Franciscano, no Rio de Janeiro.

Em novembro de 2010, Spengler foi nomeado pelo papa Bento XVI como bispo titular de Patara. No ano seguinte, em fevereiro de 2011, o bispo foi ordenado na paróquia São Pedro Apóstolo, em Gaspar. Em 18 de setembro de 2013, o papa Francisco nomeou dom Jaime Spengler como novo arcebispo de Porto Alegre.

Confira o pronunciamento de Jaime Spengler:

Edição: Thalita Pires