neste sábado

Ministros participam de coletiva de lançamento da 4ª Feira Nacional da Reforma Agrária do MST

Alexandre Padilha, Márcio Macêdo e Paulo Teixeira são esperados neste sábado (28) no Galpão do Armazém do Campo

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Festival Nacional da Reforma Agrária, versão mais enxuta do evento, foi realizado no Galpão do Armazém do Campo, na região central de São Paulo, em dezembro de 2022 - Caroline Oliveira

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) vai apresentar neste sábado (29) os detalhes da quarta edição da Feira Nacional da Reforma Agrária em São Paulo, que acontece entre 11 e 14 de maio. A entrevista coletiva de lançamento, que acontecerá no Galpão do Armazém do Campo, na região central da capital paulista, deve contar com a presença de três ministros de Estado: Márcio Macêdo, da Secretaria-Geral da Presidência da República; Alexandre Padilha, da Secretaria de Relações Institucionais; e Paulo Teixeira, do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar.

O evento deste sábado contará ainda com Lucinéia Durães, da direção nacional do MST, e Delwek Matheus, da direção estadual do Movimento em São Paulo - e também integrante da coordenação da Feira. A entrevista começa às 10h. Neste ano, a Feira da Reforma Agrária volta ao Parque da Água Branca, na zona oeste da capital paulista.

Após a coletiva, haverá ainda o ato político de lançamento da "Cozinha Escola Para Brilhar Dona Ilda Martins", uma realização da "Campanha Gente é Pra Brilhar, Não Para Morrer de Fome" e do Grupo Prerrogativas, em parceria com o MST.

Para o ato, estão confirmadas as presenças de João Pedro Stedile, da direção nacional do Movimento; Ieda Matos do restaurante Casa de Ieda; Elaine Azevedo nutricionista e professora da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES); Simone Gome, ativista alimentar e cozinheira; e Marco Aurélio de Carvalho, da coordenação do Grupo Prerrogativas.

São esperados centenas de integrantes do Movimento Sem Terra, vindos de diversas partes do país, que participarão de atividades de formação, em preparação para a Feira. A programação prossegue com um banquetaço.

A feira

Principal evento do país para comercialização dos produtos da Reforma Agrária, a Feira Nacional se consolidou como um espaço tradicional da cultura popular brasileira. No evento são ofertados alimentos oriundos de assentamentos e acampamentos do MST espalhados pelo país. Mais de 1.500 itens estarão sendo vendidos, oriundos de mais de 1.200 cidades do país.

O evento deste ano, o primeiro no formato tradicional desde o início da pandemia, marca o início das celebrações dos 40 anos do MST. A feira estreou em 2016, e foi realizada também em 2017 e 2018. Em setembro de 2019, o evento entrou oficialmente no calendário de turismo da cidade de São Paulo, mas não foi realizado porque o então governador João Doria (PSDB) vetou o uso do Parque da Água Branca.

Em 2020 e 2021, por causa da pandemia de covid-19, o evento foi cancelado. Em 2022, foi realizado o Festival Nacional da Reforma Agrária, uma versão mais enxuta, devido às restrições que ainda existiam por conta da pandemia.

Edição: Thalita Pires