Solidariedade

'Marmitaço' distribui 2 mil refeições e convoca trabalhadores para o 1º de Maio em SP

Iniciativa articulada por centrais sindicais e movimentos populares contou com doações e alimentos da reforma agrária

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Marmitaço entregou alimentos na comunidade do Boqueirão, na cidade de São Paulo. - Junior Lima

Uma ação capitaneada por diferentes organizações populares distribuiu 2 mil marmitas neste domingo (30), em São Paulo (SP), para convocar a população a participar da celebração do 1º de maio deste ano, data em que se comemora o Dia do Trabalhador. A iniciativa foi articulada pelos seguintes atores: Comitês Populares, Movimento Brasil Popular (MBP), Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST), Escola Nacional Paulo Freire (ENPF) e centrais sindicais. 

A atividade envolveu cerca de 30 voluntários e as refeições foram distribuídas no Jardim São Saverio, no Grajaú, no Boqueirão, no Jardim Peri e na Barra Funda. A comida entregue aos trabalhadores foi preparada na Escola Nacional Paulo Freire, na zona Sul, e em outros pontos da cidade, com alimentos produzidos por assentados da reforma agrária. 

De acordo com David Martins, integrantes dos Comitês Populares e do MBP, o “marmitaço” teve ainda uma ação preparatória com doações entregues no sábado (29), em Franco da Rocha, na região metropolitana.

“Foi tudo muito positivo porque isso retomou o trabalho dos comitês populares nessas regiões, mobilizou parceiros de diferentes lugares e mostrou um pouco da unidade das organizações da classe trabalhadora no sentido de darem continuidade às bandeiras do combate à fome e da solidariedade entre os trabalhadores. Além disso, nos ajudou a agitar as bandeiras ligadas ao 1º de maio, que são o combate às privatizações, ao desemprego, à fome, bem como a valorização do salário mínimo”, resumiu.  

Nesta segunda (1º), as centrais sindicais irão realizar uma grande ação unificada do Dia do Trabalhador. O evento ocorre a partir das 10h, no Vale do Anhangabaú, na capital paulista, e contará com a participação do presidente Lula (PT).

Edição: Geisa Marques