podem se tornar réus

STF inicia julgamento de mais 250 bolsonaristas envolvidos nos ataques de 8 de janeiro

Este é o terceiro grupo de investigados que vai a julgamento; votação da segunda leva terminou na noite de terça-feira

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |

Ouça o áudio:

Mais um grupo de bolsonaristas envolvidos no 8 de janeiro vai a julgamento no Supremo - Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Supremo Tribunal Federal (STF) abriu votação eletrônica entre seus ministros para decidir se mais 250 envolvidos nos ataques golpistas de 8 de janeiro deverão se tornar réus. O ministro relator, Alexandre de Moraes, foi o primeiro a votar, e se manifestou a favor de aceitar as denúncias, feitas pela Procuradoria-Geral da República (PGR).

A votação virtual estará aberta no sistema para os Ministros até o próximo dia 8. Neste caso, assim como nas duas votações anteriores, não há discussões em plenário. Caso a maioria dos ministros acate as denúncias, os envolvidos passam a responder por ação penal na Justiça e se tornam réus formalmente.

A denúncia da PGR sugere que os envolvidos respondam pelos crimes de associação criminosa armada, abolição violenta do Estado democrático de direito, golpe de Estado, dano qualificado e incitação ao crime. Entre os denunciados há pessoas que efetivamente realizaram os ataques e outras que financiaram ou incentivaram as ações do grupo.

Leia mais: Terroristas bolsonaristas podem ser de fato chamados de "terroristas"?

Esta é a terceira leva de golpistas levados a julgamento no STF. A primeira tinha 100 envolvidos, e teve votação concluída em 24 de abril. A segunda votação, relativa a outras 200 pessoas, foi encerrada na última terça-feira (2).

Nas duas votações já realizadas até aqui, houve "goleada" de 8 a 2 a favor de acatar totalmente as denúncias da PGR. Os únicos votos destoantes foram os dos ministros André Mendonça e Nunes Marques, os indicados de Bolsonaro à Corte, que gostariam de inocentar pessoas que não tinham participado efetivamente das ações. Com a recente aposentadoria de Ricardo Lewandowski, a 11ª cadeira do STF ainda está vaga.

O STF informou que, das 1,4 mil pessoas que foram presas em decorrência dos ataques, 294 continuam no sistema penitenciário do Distrito Federal, sendo 208 homens e 86 mulheres. Os demais foram soltos, sob alegação de que não representam riscos à sociedade ou ao andamento das investigações.

Edição: Nicolau Soares