Fundo Água

Projeto expande o uso de tecnologias sociais de saneamento em comunidades rurais no Nordeste

Objetivo é possibilitar o reuso, acesso e melhoria da qualidade da água que chega para as famílias

Ouça o áudio:

Com a implementação de tecnologias sociais de saneamento e acesso à água potável, o projeto Fundo Água da ActionAid beneficia comunidades periféricas e rurais do Nordeste. - ActionAid
Se não tiver água não tem vida

Mesmo o Brasil sendo o país com maior volume de água doce no mundo, o acesso a esse bem ainda é um problema para grande parte da população, especialmente para quem vive em territórios periféricos e rurais. Para ajudar a reverter essa situação, a ActionAid Brasil lançou o projeto Fundo Água, uma iniciativa aberta à contribuição da sociedade, voltada à implementação de tecnologias sociais de saneamento, reuso, acesso e melhoria da qualidade da água.

Luzia Araújo é agricultora no interior do Maranhão e relembra que muitas vezes a água que a família acessava não servia nem para a produção. “O problema maior é a qualidade da água, porque tem vez que vem suja que nem para 'aguar' a planta não presta”, afirma.

Com o objetivo de auxiliar essa população, o projeto atua implementando sete tecnologias sociais nos territórios beneficiados, como cisternas, biofiltros, fossas biodigestoras, reuso de água cinza e cacimbas.

Leia: Durante estiagem, ONG realiza doação de cisternas para estimular a convivência com o Semiárido

De acordo com Junior Aleixo, especialista em justiça climática da ActionAid, o projeto é uma iniciativa da campanha de doações Água é Vida, lançado em 2022. “Ela surge no contexto em que o Brasil enfrenta uma das piores crises hídricas dos últimos 90 anos. Então, nosso objetivo com o Fundo Água é justamente tentar contribuir, mesmo que minimamente. Por mais que esse seja um papel do poder público, a gente também entende que as ações somadas a isso são muito importantes”, disse.

Assista ao vídeo:

Leia: Filtro de barro: tecnologia popular é uma aliada das famílias que vivem no Semiárido

Agricultores como Aline Santos, do Maranhão, estão entre os beneficiados do projeto. Com a tecnologia do biofiltro, sua rotina em casa mudou. “Em casa a água chegava só lama mesmo. A gente lavava roupa em outra comunidade devido a água, e principalmente roupa clara. E agora a gente já tá podendo fazer a lavagem das roupas mesmo em casa. Tem mais tempo para estudar, para ter mais informação, participar mais de reuniões, ensinar as mulheres mesmo também instalar o próprio filtro, porque muitas vezes a gente fica dependendo dos esposos e a gente sabendo já é uma forma da gente mesmo ter nossa autonomia. A gente mesmo fazer com as próprias mãos”, contou.

Atualmente, o Fundo Água atua em diferentes estados do Nordeste, como Maranhão, Bahia e Piauí. Em conjunto com organizações parceiras, o projeto mapeia e chega até quem precisa. Em 2022, o projeto beneficiou mais de 500 famílias em sete comunidades.


Beneficiada pelo projeto Fundo Água, agricultora utiliza o sistema de bioágua para melhorar a qualidade da água e garantir o acesso à água potável em sua propriedade rural / ActionAid

Luzia diz que a tecnologia a encheu de esperança. “Eu tô acreditando bastante e espero que melhore também até para descansar um pouco a mente sobre a preocupação de alguma doença com meus filhos. Água é vida. Se não tiver água não tem vida, nem humana, nem para o bichinho que a gente cria, nem para a plantação, nem pra nada. Se não tiver água não tem vida, não”, afirmou.

Para conhecer as ações da ActionAid e contribuir com o projeto Fundo Água, acesse: actionaid.org.br.

Edição: Vanessa Gonzaga