Ué...

Nomeado por Tarcísio para relação com quilombolas admite que nunca pisou em um quilombo

Guilherme Piai assumiu a diretoria executiva do Instituto de Terras de São Paulo em fevereiro deste ano

São Paulo | SP |
Guilherme Piai abraçado com Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo, no Palácio dos Bandeirantes - Foto: Reprodução/Instagram

Novo diretor-executivo do Instituto de Terras de São Paulo (Itesp), Guilherme Piai será responsável pela relação do governo com os quilombos do estado. No entanto, o dirigente admitiu que não possui qualquer experiência com a população quilombola.

“(Experiência prévia) com comunidades quilombolas não (tenho), mas na parte rural e administrativa, sim”, afirmou Piai, em declaração divulgada pelo jornal Folha de São Paulo, nesta quinta-feira (11).  

Ainda de acordo com o periódico paulista, Piai justificou sua falta de experiência indicando que “um bom gestor se cerca de pessoas melhores”, que teria apresentado suas credenciais como produtor rural para assumir o Itesp.

Piai assumiu o Itesp em 16 de fevereiro, após ter sido indicado para o cargo no final de janeiro, pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). O novo diretor-executivo do órgão também é filiado ao Republicanos e foi candidato a deputado federal em 2022, mas não conseguiu se eleger.

De acordo com o site do Itesp, há cerca de 1.400 famílias quilombolas que vivem em São Paulo, espalhadas em 62 quilombos. Desse total, apenas 36 são reconhecidos e regulamentados pelo órgão.

Edição: Rodrigo Durão Coelho