NEGOCIAÇÃO

Governo da Colômbia propõe ao ELN cessar-fogo territorial

Petro pediu às partes que estão negociando em Havana, capital cubana, que 'trabalhem seriamente em um cessar-fogo'

|
Gustavo Petro defende um cessar-fogo territorial, que avance gradualmente - JOAQUIN SARMIENTO / AFP

O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, fez neste sábado (13/05) uma nova proposta ao grupo rebelde Exército de Libertação Nacional (ELN) em que a paz acordada começaria em um território específico e depois se espalharia gradualmente para o nível nacional com o avanço das negociações . 

“O cessar-fogo pode ser territorial. Devemos olhar para a paz do prisma territorial. Podemos escolher uma nova região específica e começar a expandi-la no espaço colombiano”, disse Petro.

“E na medida em que formos consolidando as novas regiões, vamos escolher uma, podendo ser Nariño, mas vamos iniciar um cessar-fogo, um processo que possa gerar confiança na sociedade colombiana”, disse o mandatário. 

O presidente reconheceu que sua primeira proposta de paz nacional, comparada com as mais recentes, era "uma ideia perigosa, difícil e instável".

O chefe de Estado pediu às partes que estão negociando em Havana, capital cubana, que "trabalhem seriamente em um cessar-fogo para que os colombianos parem de se matar e comece a reinar a paz, que é a principal condição necessária para alcançar o desenvolvimento". 

“O Estado civil poderia entrar naquela zona de cessar-fogo e demonstrar que é possível trocar uma economia por outra (ilegal por legal), mostrar que pode haver prosperidade em outros tipos de produção, comércio", afirmou 

Da mesma forma, Petro reiterou que a cessação das hostilidades deve começar para que se possa gerar confiança com a população que já “desconfia da paz, depois de tantos anos de negociações e continuando com o conflito armado”.

(*) Com TeleSUR