Meio Ambiente

Randolfe Rodrigues anuncia saída da Rede após veto do Ibama à Petrobrás no Amapá

Líder do governo no Congresso, senador divulga carta e afirma que rompimento com a legenda é "irrevogável"

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

"Peço, em caráter irrevogável, a minha desfiliação da Rede", disse Rodrigues em carta ao partido - Roque de Sá/Agência Senado

O senador Randolfe Rodrigues, líder do governo no Congresso Nacional, anunciou sua saída da Rede Sustentabilidade, nesta quinta-feira (18). O parlamentar divulgou uma carta aos correligionários, em que afirma que o rompimento tem "em caráter irrevogável."

A desfiliação de Rodrigues ocorre após decisão do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) que negou a licença ambiental que a Petrobrás solicitou para perfurar a foz do Rio Amazonas. O projeto que interessa ao Amapá, estado de origem do senador.

:: Ibama nega licença para exploração de petróleo na bacia da foz do Amazonas ::

A relação do senador com a deputa federal eleita pela Rede em São Paulo e ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, que já era conturbada, foi rompida com a decisão do Ibama, órgão subordinado à pasta comandada pela ambientalista.

Em seu perfil pessoal no Twitter, Rodrigues criticou a destinação do Ibama. "A decisão do Ibama contrária à pesquisas na costa do Amapá não ouviu o governo local e nenhum cidadão do meu estado. O povo amapaense quer ter o direito de ser escutado sobre a possível existência e eventual destino de nossas riquezas."

:: 'Novo pré-sal': sem estudo amplo, Petrobras põe em risco foz do Amazonas ::

A publicação veio horas antes do senador enviar a carta aos membros da Rede, comunicando sua saída. Confira o comunicado na íntegra:

"Companheiros e companheiras da REDE SUSTENTABILIDADE:

Nos últimos anos, o povo brasileiro enfrentou a sua quadra mais dramática. A Democracia, há muito conquistada, esteve sob real ameaça.

Neste período, nas ruas, nas instituições e em especial no Parlamento, o nosso partido esteve ao lado dos brasileiros lutando contra o fascismo, e cumpriu um papel histórico com amor, coragem e dedicação. Me honrará para sempre ter sido parte desta jornada épica.

Agradeço o companheirismo e o convívio deste período, em especial levo para toda a vida exemplos de lealdade ao povo, como o da companheira Heloísa Helena, que ontem, hoje e sempre me inspirará.

Minhas palavras trazem, sobretudo, gratidão. Tenho a certeza de que continuaremos juntos, nas lutas por democracia, justiça e na construção de uma sociedade livre da fome e da opressão.

Dito isso peço, em caráter irrevogável, a minha desfiliação da REDE SUSTENTABILIDADE.

Brasilia-DF, 18 de Maio de 2023.

RANDOLFE RODRIGUES."

Edição: Thalita Pires