Aliado de Bolsonaro

STF forma maioria para condenar Fernando Collor por corrupção e lavagem de dinheiro

Entre os ministros que já votaram, apenas Kassio Nunes Marques defendeu a inocência do ex-presidente da República

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Fernando Collor de Mello - Marcelo Camargo/Agência Brasil

Nesta quinta-feira (18), o Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria pela condenação do ex-presidente Fernando Collor de Melo por corrupção e lavagem de dinheiro.

Até o fechamento da sessão da Corte, seis ministros haviam votado pela condenação de Collor: Edson Fachin, relator do processo no STF, Alexandre de Moraes, André Mendonça, Luís Roberto Barroso, Luiz Fux e Cármen Lúcia. Somente Kássio Nunes Marques, um dos dois indicados por Bolsonaro, votou pela inocência do ex-presidente.

Leia também: Cercado pela extrema direita, Dallagnol se despede da Câmara atacando o TSE

Collor é acusado pela Procuradoria-Geral da República de ter recebido R$ 29,9 milhões em propina, entre os anos de 2010 e 2014. O esquema teria ocorrido, de acordo com a denúncia, em contratos de troca de bandeira de postos de combustível da BR Distribuidora.

"O conjunto probatório produzido nestes autos e já exaustivamente analisado no decorrer deste voto é apto a dar suporte à narrativa acusatória exposta na denúncia, no sentido de que os acusados, de fato, integravam grupo organizado destinado à prática de crimes no âmbito da BR Distribuidora S/A, por meio dos quais auferiram vantagem indevida de natureza pecuniária", afirmou o relator Edson Fachin no processo.

Edição: Nicolau Soares