Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • TV BdF
  • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • I
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Opinião
  • DOC BDF
No Result
View All Result
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
No Result
View All Result
Brasil de Fato
Início Geral

Vale

Após 4 anos, moradores de Barão dos Cocais atingidos por remoção ficam fora de acordo judicial

Após 4 anos de evacuação forçada, reparação integral não aconteceu e muitos ainda vivem próximo à barragem

22.maio.2023 às 18h55
Belo Horizonte (MG)
Rafaella Dotta

A barragem Sul Superior está em nível de emergência 3, o que significa que o rompimento é inevitável ou já está acontecendo. - Foto: MAXSUEL DIAS/PMBC

A Política Estadual dos Atingidos por Barragens (Peab) de Minas Gerais, instituída pela Lei 23.795/2021, assegura que as populações atingidas têm o direito à participação nos planos de prevenção e reparação integral, nos casos de terem sido impactadas por rompimentos ou outros danos causados por barragens. No entanto, a mineradora Vale tem sido constantemente denunciada por não cumprir a lei.

Uma dessas denúncias vem da comunidade de Socorro e de seu entorno, na cidade de Barão de Cocais (MG). No dia 8 de fevereiro de 2019, cerca de 500 moradores foram retirados das suas casas à força, surpreendidos com o risco iminente de rompimento da barragem Sul Superior, da Vale. Hoje, um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre governo e empresa está em andamento, mas sem a opinião dos mais prejudicados.

Valores de indenizações e não pagamento delas, compra de remédios com dinheiro do próprio bolso para doenças que adquiriram após o ocorrido, casas que não possuem mais o valor de mercado, são algumas questões a serem reparadas, na visão dos atingidos, mas que não estariam sendo levadas suficientemente em consideração pela mineradora.

Negociação sem os mais interessados

A integrante da coordenação do Movimento pela Soberania Popular na Mineração (MAM) Maria Júlia Andrade esteve presente na audiência pública na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) que discutiu o tema, em 16 de maio. "Nós temos um histórico muito ruim de acordos em Minas Gerais, que tiveram a tônica da não participação", disse.

"Brumadinho, que é tido como um caso de sucesso porque foi um acordo bilionário, não teve consulta efetiva à população. O acordo de Macacos, que acabou de ser celebrado, tem valores muito baixos, em termos de indenização individual, para quatro anos de sofrimento", analisou.

O acordo entre a comunidade de São Sebastião das Águas Claras, conhecido como Macacos, e a Vale é visto como um exemplo que será seguido no caso de Barão de Cocais, já que se tratam de casos semelhantes. Parte da população de Macacos foi evacuada devido ao risco de rompimento da barragem B3/B4, em 17 de fevereiro de 2019, dias depois do mesmo acontecer em Barão de Cocais.

"Aquilo foi algo sem igual. A gente não tem em Minas Gerais nada parecido com o que foi feito naquela madrugada na comunidade de Socorro e ao redor da comunidade. Mas os atingidos de Barão de Cocais não são só os moradores de Socorro, de Piteiras, de Tabuleiro, o município é todo atingido, e a Vale deveria ser responsabilizada", destaca.


Foto de Maria Júlia Andrade ao lado da deputada Beatriz Cerqueira em audiência pública na ALMG / Foto: Reprodução ALMG/ Willian Dias

De acordo com Maria Júlia, os atingidos esperavam outro tratamento por parte também do estado. "A Vale é responsável por não ter cuidado devidamente desse empreendimento, de Gongo Soco. Ela deveria ter fiscalizado melhor as próprias estruturas. E o estado, deve saber agir para cuidar da sua população. E isso não é fazer um acordo que a população não sabe nem o que está sendo negociado", lamentou.

A prefeitura de Barão de Cocais foi representada por Igor Tavares, que afirmou que o poder municipal também tem dificuldade de acesso à negociação. Nas palavras dele, o aparato que a empresa possui dificulta a obtenção de informações e melhores soluções.

"Não é apresentado diretamente, pela empresa, soluções ao município. O que tem é um plano de compensação, de acordo com os valores que a empresa julgou convenientes. Foram feitos alguns termos, principalmente em relação à saúde e assistência social", afirmou, sem citar números.

O Brasil de Fato MG questionou tanto o governo de Minas quanto a Vale sobre o motivo da não participação dos atingidos, mas não obteve retorno. O espaço segue aberto às respostas.

Terror continuado

As noites sem dormir na comunidade de Socorro e comunidades do entorno têm outro motivo, além da reparação injusta: os moradores que retornaram às suas casas continuam convivendo com a iminência do rompimento da barragem Sul Superior.

Segundo a Agência Nacional de Mineração (ANM), a estrutura está em nível de emergência 3, o que significa que o rompimento é inevitável ou já está acontecendo.

Cleonice Martins Gomes, ribeirinha do Rio São João, em Barão de Cocais, mora em uma das áreas que seriam atingidas e relata o que a comunidade tem passado. "Fomos retirados das nossas casas somente com a roupa do corpo e os documentos. Sofremos muito. Depois, voltamos para nossa casa obrigados, retirados à força do hotel, onde uma barragem continua em rompimento nível 3", indigna-se.

:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::

"Olha o absurdo que fizeram e estão fazendo. A gente vive num local que tem uma barragem que se encontra em rompimento. Não tem como a gente dormir noites tranquilas, estamos com medo todo o tempo. Passa uma ambulância na rua, a gente logo pensa que é a sirene, porque todo mundo está esperando o rompimento da barragem", completa.

Editado por: Larissa Costa
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

CONCLAVE

Papa Francisco não estava entre favoritos, relembra professor: ‘O imponderável ocorre’

PERDÃO A GOLPISTAS

Três dias após alta, Bolsonaro participa de ato esvaziado em Brasília e pede anistia

RESPIRO DEMOCRÁTICO

Após anos de desmonte, Lula retomou políticas e abriu diálogo com PCDs, avalia ativista

Alimentos sem veneno

Com alimentos sem veneno, Feira do MST é alternativa a ‘projeto de morte imposto aos brasileiros’, diz coordenadora

Dívida em alta

Copom eleva Selic pela 6ª vez seguida e empurra gasto com juros da dívida pública para R$ 1 trilhão

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

No Result
View All Result
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Radioagência
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.