educação

Encceja está com inscrições abertas até o dia 2 de junho

Exame Nacional certifica pessoas que não concluíram os estudos, possibilitando acesso ao ensino superior

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

As inscrições para o Encceja são gratuitas e estão abertas até o dia 2 de junho; a prova será aplicada no dia 27 de agosto em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal - Ana Carla Sodré / Inep / Agência Brasil

Cidadãos que ainda não concluíram o Ensino Fundamental ou Médio e desejam obter a certificação para poderem cursar o ensino superior ou técnico, já podem se inscrever para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja)

O Encceja é uma prova para avaliar competências, habilidades e saberes de jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental ou ensino médio na idade adequada. As inscrições estão abertas até o dia 2 de junho deste ano. 

Para realizar a inscrição, que é gratuita, acesse este link e clique no ítem “Inscrição 2023”. O mesmo portal pode ser usado para acompanhar o andamento do processo de inscrição e os resultados do Encceja. Você vai precisar acessar o seu login para saber o local de prova, por exemplo.

Estudantes que se inscreveram para a realização do Encceja 2022, não compareceram ao local de prova e não justificaram a ausência ou tiveram a justificativa negada, para realizarem a prova de 2023 devem pagar o valor de R$ 40. Nestes casos o boleto será gerado no momento da inscrição no exame. A guia de pagamento deverá ser quitada até o dia 9 de junho. 

Continua após publicidade

O Encceja

Desenvolvida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) desde 2002, mesmo órgão que produz as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a prova será aplicada em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal no dia 27 de agosto. 

O exame é composto por quatro provas objetivas contendo 30 perguntas de múltipla escolha cada, totalizando 120 questões. Além disso, é necessário fazer uma redação manuscrita de texto dissertativo-argumentativo de até 30 linhas, semelhante à redação do Enem. 

Para realizar o exame e obter a certificação do ensino fundamental, o estudante deve ter, no mínimo, 15 anos. Já para o ensino médio é necessário ter 18 anos ou mais. 

Estudantes que necessitam de atendimento especializado no dia da prova, assim como as solicitações de tratamento por nome social devem também ser feitas até o dia 2 de junho pelo site de inscrição do Encceja. 

A partir deste ano participantes travestis, transexuais ou transgêneros com nome social cadastrado na Receita Federal não precisarão enviar documentação que comprove o registro. Além disso, pessoas com transtorno do espectro autista terão correção diferenciada da prova de redação e pessoas com deficiência visual poderão optar por um cartão-resposta que seja impresso com fonte ampliada. 

Edição: Rodrigo Durão Coelho