Daniela Pavani é a nova coordenadora regional da Fundação Maurício Grabois/RS. Ela foi eleita numa assembleia realizada na segunda-feira (22) com a participação de 60 integrantes. Ela substituiu o ex-deputado estadual Raul Carrion que conduziu a entidade durante três triênios.
Daniela é mestre em Física, com especialização em Astronomia e doutorado em Ciências, foi diretora do Planetário da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Ao assumir ela salientou o papel de seu antecessor e já apresentou um planejamento de ações para a gestão 2023-2025.
A Fundação Maurício Grabois é uma entidade fundada pelo PCdoB que se empenha na luta das ideias e no debate construtivo, porém tem a participação de intelectuais de diversas correntes da esquerda.
Na atual direção, além de integrantes do partido, conta com a participação do presidente do Instituto Histórico e Geográfico do RS, Miguel Frederico Espírito Santo, do professor da Ufrgs e ex-diretor do ILEA-RS José Vicente Tavares, do integrante do Centro de Memória Trabalhista e do Diretório Nacional do PDT Wendel Pinheiro, do coordenador nacional da Corrente Sindicalismo Socialista, Vicente Selistre, da cientista política Mercedes Canepa, do presidente da Sociedade de Economia e do Sindicato dos Economistas, Mark Kuschick, do presidente da ARI, José Nunes, e da editora do Brasil de Fato RS Katia Marko.
A nova direção é composta por 18 nomes
Coordenadora Geral – Daniela B. Pavani – Mestra em Física, Especialidade Astronomia, Doutora em Ciências, Prof.ª. da Ufrgs; 1º Coordenador Adjunto – Diorge A. Konrad – Doutor em História, Professor no Curso de Pós-Graduação da UFSM (SM); 2ª Coordenador Adjunto – Mateus Fiorentini – Historiador, Mestre Integração América Latina, Doutorando em História (PF); 3º Coordenador Adjunto – Saulo Rodrigo Velasco – Professor de História (Caxias do Sul); Diretoria de Planejamento – Diego Pautasso – Geógrafo, Doutor em Ciências Políticas; Diretoria de Planejamento Adjunta – José Vicente Tavares – Sociólogo, Professor da Ufrgs, ex-Diretor do ILEA/Ufrgs; Diretoria de Estudos e Pesquisas – Eriane Pacheco – Mestra em Políticas Sociais, ex-presidente da UBM; Diretoria de Estudos e Pesquisas Adjunta – Miguel Frederico Espírito Santo – Bacharel em Direito, Historiador, Presid. IHGRGS; Diretoria do Centro de Documentação e Memória – Walter Oliveira – Bacharel em Direito, Cientista Político; Diretoria do Centro de Documentação e Memória Adjunta – Antônia Mara Loguércio – Advogada, Juíza aposentada, ADJC; Diretoria de Formação – Alex Sarat – Prof. História, Vice-Presidente CPERS, Blog Pão com Ovo (Taquara); Diretoria de Formação Adjunta – Maria Rita Py – Mestra em Antropologia, Doutora em Educação, Alfabetizadora (SM); Diretoria de Comunicação: Walmaro Paz – Jornalista, Diretor da Associação Rio-Grandense de Imprensa; Diretoria de Comunicação Adjunta – Isis Paris Maia – Mestra em História, Doutoranda Políticas. Públicas, Secr. Executiva. Abraviet-RS; Diretoria de Publicações e Redes – Paulo Roberto Rivera – Comunicador (Tramandaí); Diretoria de Publicações e Redes Adjunta – André Luís Pereira– Doutor em Sociologia, Prof. do IFSUL, Campus Pelotas; Diretoria Estudos Econômicos – Junior Piaiá – Economista, ex-Professor da Unijui; Diretoria de Estudos Econômicos Adjunto – Filipe Eich – Economista, ex-presidente da UEE-RS.
A FMG-RS conta com sete núcleos espalhados pelo interior do estado e passara a dar cursos sobre marxismo abertos para o público em geral, conforme anunciou Daniela em seu primeiro discurso. Ela ainda apresentou uma proposta de atividades com o detalhamento de 25 mesas redondas sobre assuntos relevantes, a reorganização dos sete núcleos de Documentação e Memória, bem como a divulgação e finalização da página na internet.