FIM DA GREVE

Professores do Distrito Federal decidem encerrar greve após 22 dias

A decisão foi tomada por votação em Assembleia Geral nesta quinta (25)

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Aulas da rede pública retornam normalmente nesta sexta-feira (26) - Foto: Luzo Comunicação

Professores do Distrito Federal, que estavam em greve desde o último dia 4, votaram em assembleia geral na manhã desta quinta-feira (25) por encerrar a greve. A decisão veio após apresentação de proposta do Governo do Distrito Federal em reunião com a comissão de negociação nesta quarta (24).

Um dos motivos que a categoria justificou para a greve é que de acordo com ranking da média do vencimento básico inicial das 39 carreiras de servidores públicos do DF, que demandam Ensino Superior, a carreira do magistério público, composta por professores e pedagogos, ocupa a 36º posição, enquanto assistência à educação ocupa o 38º lugar.

:: Professores querem equiparação salarial com outras carreiras do serviço público do GDF ::

Além dos salários congelados há oito anos, professores enfrentam também turmas superlotadas, desmonte da EJA (Educação de Jovens e Adultos) e do ensino especial, atrasos no repasse do Programa de Descentralização Financeira e Orçamentária (PDAF) e comprometimento das atividades pedagógicas por falta de estrutura e de pessoal.

Dentre a proposta apresentada pelo GDF se destacam os seguintes pontos:

- Incorporação das gratificações de atividades Pedagógica (Gaped) e de Suporte Educacional (Gase) em 6 parcelas de 5%, sendo a primeira paga em outubro de 2023 até o primeiro semestre de 2026;

- Negociação dos dias parados sem corte de ponto;

- Apresentação de PL para previsão de intervalo de 15 minutos para descanso e/ou refeição, em período coincidente ao intervalo dos estudantes;

- Preparação de novo concurso público em 2023 para cargos da carreira de magistério público do Distrito Federal;

- Nomeação dos candidatos aprovados no concurso público regido pelo Edital normativo nº 31/2022, para os cargos de professor de educação básica e pedagogo;

- Continuidade da mesa de negociação.

Por decisão da maioria em votação na Assembleia Geral, a greve se encerra e as aulas da rede pública retornam normalmente nesta sexta-feira (26).

:: Stedile: CPI do MST perdeu credibilidade com circo da extrema direita bolsonarista ::

“Nossos piquetes, atos, panfletaços, manifestações, entre outras ações, fizeram o governo recuar e rever sua posição, apresentando propostas que, mesmo que parcialmente, dialogam com nossas reivindicações. A suspensão da greve não é o fim da luta. Vamos continuar em permanente mobilização, juntos, para irmos além, fazendo com que o GDF trate o magistério público com o respeito que merece”, afirmou o Sindicato dos Professores no Distrito Federal (Sinpro-DF) em rede social.

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Fonte: BdF Distrito Federal

Edição: Flávia Quirino