Em São Paulo

Documentário sobre luta indígena contra o garimpo estreia domingo com presença de Davi Kopenawa

"Escute, a Terra foi Rasgada" conta drama vivido pelos povos Kayapó, Yanomami e Munduruku

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Filme mostra a devastação causada pelo garimpo em terras indígenas - Cassandra Mello/Teia Documenta

A devastação causada pelo garimpo ilegal em terras indígenas ganha agora os cinemas. Será lançado neste domingo (4) o documentário Escute, a Terra foi Rasgada, produzido pela Aliança em Defesa dos Territórios e outras entidades e parceiros. O filme oferece uma imersão na luta dos povos Kayapó, Yanomami e Munduruku contra o garimpo ilegal em seus territórios.

O lançamento acontece na 12ª Mostra Ecofalante de Cinema, em São Paulo (veja detalhes sobre as exibições no fim deste texto). Lideranças indígenas da Aliança em Defesa dos Territórios, como Davi Kopenawa Yanomami, Beka Munduruku e Maial Paiakan Kayapó estarão presentes na sessão de estreia.

Dirigido por Cassandra Mello e Fred Rahal, o documentário apresenta gravações realizadas entre 2021 e 2022, além de depoimentos de líderes desses povos, os mais afetados pelo avanço da exploração ilegal de ouro na Amazônia, com danos como desmatamento, poluição dos rios, contaminação por mercúrio, disseminação de doenças (incluindo malária) e ataques violentos por parte dos garimpeiros.

Além disso, os indígenas enfrentam insegurança alimentar e desnutrição infantil devido à impossibilidade de manterem seus modos de vida tradicionais, que se baseiam na caça, pesca e agricultura de coivara. No início deste ano, imagens de indígenas Yanomami vítimas da crise humanitária em seus territórios ganharam repercussão mundial e motivaram ações do governo federal para combater o garimpo na região.

Líderes históricos, como Davi Kopenawa, Megaron Txucarramãe, Tuíre Kayapó Mẽbêngôkre, Alessandra Korap Munduruku e O-é Paiakan Kayapó, compartilham seus testemunhos no filme, relatando os impactos da exploração desenfreada da floresta, como a contaminação de rios e solos, o aumento da violência e da criminalidade na região, bem como as ameaças aos modos de vida, cultura e espiritualidade de seus povos.

A produção retrata elementos da cultura e do cotidiano dos povos Kayapó, Yanomami e Munduruku, revelando sua força, beleza e poder, ao mesmo tempo em que evidencia os impactos que o garimpo ilegal causa nesses três territórios.

Aliança em Defesa dos Territórios

A Aliança em Defesa dos Territórios surgiu como resultado de carta-manifesto assinada por nove organizações indígenas durante o acampamento Luta Pela Vida, em Brasília, em agosto de 2021. O documento expressa o repúdio das lideranças à atividade garimpeira, considerada "uma doença que os brancos estão trazendo para dentro dos nossos territórios".

A articulação entre os povos Kayapó, Yanomami e Munduruku nasceu dessa reunião, com o objetivo de fortalecer as lutas individuais de cada povo em defesa de suas terras. Desde 2022 acontecem ações conjuntas entre as lideranças nos territórios, grandes mobilizações nas capitais e também fora do país. O documentário faz parte dos esforços promovidos por essa iniciativa.

Serviço

Exibições do documentário "Escute, a Terra foi Rasgada" 

Espaço Itaú de Cinema - Rua Augusta, 1475 - Consolação, São Paulo - SP
04/06 - Domingo, 17h - Sala 3 (sessão com debate com lideranças)
09/06 - Sexta, 20h - Sala 3
14/06 - Quarta, 19h - Sala 4

Casa M'boi Mirim - Av. Inácio Dias da Silva - Piraporinha, São Paulo - SP
06/06 - Terça - 17h

Cine Olido - Av. São João, 473 - Centro Histórico, São Paulo - SP
07/06 - Quarta, 14h

Biblioteca Roberto Santos - Rua Cisplatina, 505 - Ipiranga, São Paulo - SP
08/06 - Quinta, 17h

CEU’s
08/06 - Quinta, 17h

Confira a programação completa no site da Mostra Ecofalante.

Edição: Rodrigo Durão Coelho