Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • Nacional
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • |
  • Política
  • Direitos
  • Opinião
  • Cultura
  • Socioambiental
No Result
View All Result
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
No Result
View All Result
Brasil de Fato
Início Cidades

BdF 20 anos

No Ceará, seminário celebra 20 anos do jornal Brasil de Fato

O Seminário abordou “Os desafios da mídia independente, alternativa e popular” no país.

14.jun.2023 às 18h02
Fortaleza (CE)
Amanda Sobreira

O Brasil de Fato é resultado do trabalho desenvolvido pelos movimentos populares, principalmente pelo MST - Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Sem Terra. - Foto: Amanda Sobreira

“Se quiserem conhecer o Brasil que vivemos, esse Brasil de Fato, os trabalhadores têm que produzir o seu próprio jornal”. A frase forte do juramento lido pelos trabalhadores e pelo teatrólogo Augusto Boal, em janeiro de 2003, durante o Fórum Social Mundial em Porto Alegre, marca o momento da criação do jornal Brasil de Fato e deixa claro a linha editorial de um dos veículos mais influentes da esquerda brasileira.

Parte do documentário “Brasil de Fato – nasce um jornal” foi exibida durante o Seminário realizado nesta terça-feira (13), em Fortaleza.  O evento organizado com o apoio da Metamorfose Comunicação e do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Ceará (ADUFC), reuniu jornalistas independentes, estudantes e trabalhadores na sede da ADUFC – Sindicato, em comemoração aos 20 anos do jornal. 

O Seminário abordou “Os desafios da mídia independente, alternativa e popular” no país. Na mesa de abertura, a presidenta da ADUFC, professora Irenísia Oliveira, homenageada durante o evento em reconhecimento ao apoio e financiamento do BDF Ceará, falou sobre o trabalho desenvolvido pelos profissionais do jornal, destacando a periodicidade de uma mídia popular. “O Brasil de Fato tem uma trajetória heróica e coletiva. Nós acreditamos profundamente nesse tipo de mídia que, inclusive, tem uma força nacional”, ressaltou a professora.

O Brasil de Fato é resultado do trabalho desenvolvido pelos movimentos populares, principalmente pelo Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Sem Terra (MST). A proposta inicial era criar um jornal impresso pensado e escrito por trabalhadores comuns, trazendo as reclamações, denúncias e problemas vivenciados no dia a dia. O jornal teria distribuição nacional, sendo vendido em banca de revistas com uma tiragem de 100 mil exemplares, trazendo o ponto de vista da esquerda e dos movimentos populares para a sociedade brasileira. Deu certo. Aos poucos, as narrativas desenvolvidas pelo BdF, com uma visão mais popular e democrática, foram disputando espaço com a mídia comercial. 

A história foi vivida com intensidade pela editora do Brasil de Fato do Rio Grande do Sul, Kátia Marko, militante dos movimentos populares, atuante e presente em toda a trajetória do BdF. A jornalista compartilhou alguns momentos com a platéia e falou sobre o processo coletivo para a criação do jornal. “O Jornal Sem Terra foi a inspiração para o surgimento do BdF. Lá no Sul, junto às ocupações, vieram os primeiros boletins com ajuda dos profissionais do estado, trazendo detalhes da luta campesina, do povo trabalhador. E foi nesse debate da via campesina que nasce o jornal, de forma coletiva, com todos os sindicatos assinando e distribuindo o BDF”, conta Kátia. 

A jornalista também alerta para o financiamento das mídias independentes, um dos principais desafios enfrentados por quem produz jornalismo popular. “Nós vamos lutar até o fim para fazermos um jornalismo de qualidade, trazendo a visão popular dos fatos. Nem todos os veículos da esquerda tem essa credibilidade porque muitos acabaram se rendendo aos cliques da internet”, ressalta.

Brasil de Fato Ceará

No Ceará, o jornal Brasil de Fato começou a circular em 2016. A trajetória da mídia no estado também passa pelas mãos aguerridas dos trabalhadores do campo e da cidade. A distribuição dos jornais impressos era feita corpo a corpo pelos militantes. Um deles, foi o hoje deputado estadual Missias Dias, o Missias do MST (PT), o primeiro assentado da reforma agrária a ocupar uma cadeira na Assembleia Legislativa do Ceará. Missias lembrou com emoção das lutas da classe trabalhadora e celebrou o BdF como instrumento de informações verdadeiras, com viés democrático. “A direita brasileira sempre utilizou a mídia como instrumento de poder para nos alienar e colocar seu projeto em detrimento dos nossos interesses”, disse o parlamentar ao lembrar dos últimos golpes sofridos, como o que derrubou a presidenta Dilma Rousseff da Presidência da República, em 2016, e o que resultou na prisão ilegal do presidente Lula, em 2018. “Uma forma de derrotar o projeto da esquerda e da classe trabalhadora, mostrando o estrago que é capaz de fazer uma informação errada, equivocada. Termos um meio de comunicação como o BdF, nos dá uma grande esperança de que é possível construir uma comunicação também a partir do olhar e dos interesses da classe trabalhadora. Espero muito que nossos governos, estadual e federal, entendam que a comunicação popular não pode ser desprezada”, enfatizou o deputado estadual.

A jornalista Camila Garcia, editora do BdF no Ceará, destacou as conquistas do jornal e a importância da sua luta para a construção de um país mais popular e democrático. “Esses 20 anos são fruto de comunicadores e comunicadoras, jornalistas militantes que compreendem a importância de narrar diferentes ângulos dos fatos, de colocar o povo como protagonista dos fatos”, comemora. 

Camila também relembrou o trabalho desenvolvido pelo Brasil de Fato durante os golpes de 2016 e 2018 e na retomada histórica pela democracia brasileira, marcada pelo retorno do presidente Lula e do Partido dos Trabalhadores comandando o país. “Foi muito importante ter o Brasil de Fato atuando na defesa da democracia e nós vamos continuar defendendo a democracia, a liberdade de expressão, combatendo a difusão de informações falsas e fortalecendo esse veículo que é nosso, construído pelos movimentos populares para o Brasil".

Participaram ainda o presidente do Sindicato dos Jornalistas do Ceará (Sindjorce), Rafael Mesquita; representando a direção do MST Ceará, Gene Santos; a editora-chefe da Metamorfose Comunicação, Marina Valente e o presidente da Associação Cearense de Imprensa (ACI), Helly Ellery.

Para receber nossas matérias diretamente no seu celular clique aqui.

Editado por: Francisco Barbosa
Tags: brasil de fato ce
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

Trama golpista

Câmara barra processo no STF contra Ramagem por tentativa de golpe e busca beneficiar Bolsonaro e outros 32 acusados

Feira do MST

Tudo o que você precisa saber sobre a 5ª Feira da Reforma Agrária que começa nesta quinta (8) em SP

INTERNACIONALISMO

Músico gaúcho integra missão da Flotilha da Liberdade de ajuda humanitária a Gaza

CONCLAVE

Papa Francisco não estava entre favoritos, relembra professor: ‘O imponderável ocorre’

PERDÃO A GOLPISTAS

Três dias após alta, Bolsonaro participa de ato esvaziado em Brasília e pede anistia

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

No Result
View All Result
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Radioagência
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.