DESCRIMINALIZAÇÃO

Ideologia da proibição é principal obstáculo para política de drogas, diz pesquisadora

STF pautou para a próxima quarta-feira(21) o julgamento sobre a descriminalização do porte de drogas

Brasil de Fato|Recife(PE) |

Ouça o áudio:

A 15ª edição da Marcha da Maconha de São Paulo aconteceu neste sábado (17), com o tema "Antiproibicionismo por uma questão de classe – Reparação por necessidade"
A 15ª edição da Marcha da Maconha de São Paulo aconteceu neste sábado (17), com o tema "Antiproibicionismo por uma questão de classe – Reparação por necessidade" - Paulo Pinto/Agência Brasil

O Supremo Tribunal Federal(STF) deve retomar, nesta quarta-feira (21), o julgamento sobre a descriminalização do porte drogas para consumo individual. O julgamento estava previsto para o dia 1º de junho, mas foi adiado por causa de outras votações. 

O tema está em análise na suprema corte desde 2015. O ministro Alexandre de Moraes pediu vista e, por isso, o julgamento foi suspenso.

Até o momento, três ministros  - Edson Fachin, Gilmar Mendes e Luís Roberto Barroso - votaram a favor de algum tipo de flexibilização. 

O tema foi debatido na edição do Central do Brasil desta segunda-feira(19), com a participação da socióloga e cofundadora da Iniciativa Negra Por uma Nova Política de Drogas, Nathália Oliveira.

Ela explicou que, hoje, o principal obstáculo para avançar com o debate é a "ideologia da proibição", que está enraizada na sociedade brasileira e embasa o discurso da "guerra às drogas". 

"Acho que, sobretudo, a ideologia da proibição cria barreiras para que a gente imagine um mundo fora de uma relação violenta, como a política de drogas. Acho que a ideologia da guerra às drogas é o principal obstáculo, porque cria muitas crenças na opinião pública, inclusive sob argumentos que não são cientificamente confirmados", analisou. 

Nathália também comentou como a engrenagem da guerra às drogas afeta diretamente as pessoas pobres e como a Marcha da Maconha, evento realizado no último sábado(17), pautou este viés, ao incorporar o lema "antiproibicionismo por uma questão de classe". 

"Tem um setor grande do movimento que entende que a guerra nunca foi contra às drogas e que o resultado dela afeta de maneira desproporcional a comunidade negra e os territórios pobres", aponta. 

A entrevista completa você pode conferir na edição desta segunda-feira do Central do Brasil(19)

Assista agora ao programa
 



E tem mais! 
 

No programa, você confere uma nova reportagem sobre relações internacionais. O nosso repórter Mauro Ramos mostra que, na semana passada, o presidente da Palestina fez uma visita de Estado à China. O presidente chinês, Xi Jinping, reafirmou a disposição de seu país de desempenhar um papel positivo em ajudar os palestinos a alcançar a reconciliação interna e promover negociações de paz com Israel.

Aqui no Brasil, a taxa de juros segue dificultando a vida da população. Às vésperas de mais uma reunião do Conselho Monetário, nossa reportagem mostra que, apesar da pressão do governo federal, o Banco Central, que tem autonomia para decidir o valor da taxa, não quer baixar a Selic. Isso impacta diretamente no consumo das famílias e no desenvolvimento do país.

O Central do Brasil é uma produção do Brasil de Fato. Ele é exibido de segunda a sexta-feira, ao vivo, pela Rede TVT e emissoras parceiras espalhadas pelo país.

O programa agora está em novo horário, às 13h, e você pode conferir também nos canais do Brasil de Fato e da TVT no YouTube. 

Edição: Rodrigo Durão Coelho