ATIVISMO DIGITAL

Software Livre: movimento defende retomada de autonomia tecnológica no Brasil

Entre outros pontos, evento tratou da campanha do Software Livre no Plano Plurianual (PPA) do governo federal

Brasil de Fato | Porto Alegre (RS) |
Software livre é desenvolvido e mantido colaborativamente, normalmente sem custo para usos, alterações e redistribuições - Foto: Pixabay

A fim de fortalecer a presença do software livre no país e promover políticas públicas relacionadas, o Movimento Software Livre Brasil realizou reunião virtual, na última quarta-feira (14). Cerca de mil pessoas acompanharam a atividade, considerada o "encontro de união e reconstrução" do movimento, como brincou o ativista de software livre Marcelo Branco.

Continua após publicidade

Durante o evento, diversos tópicos foram abordados, com destaque para a importância da campanha do Software Livre no Plano Plurianual (PPA) do governo federal. A proposta busca restabelecer as políticas públicas de incentivo ao software livre no governo, incluindo a adoção de ferramentas livres e o desenvolvimento de arranjos produtivos eficientes em sintonia com governos locais.

Essa iniciativa, conforme explica o movimento, visa enfrentar desafios relacionados à cultura digital baseada em ferramentas proprietárias e fortalecer a autonomia tecnológica do Brasil.

A reunião contou com a participação de lideranças do movimento Software Livre, representantes do governo, desenvolvedoras, empresas e diversos participantes da comunidade, todos engajados na busca por soluções que promovam a inclusão digital, a autonomia tecnológica e a inovação. Durante o encontro, a proposta do Software Livre no PPA recebeu mais de 200 votos e continuou crescendo, demonstrando o apoio e o engajamento dos participantes.

A transmissão do evento foi realizada com a infraestrutura livre da Casa de Cultura Tainã e Rede Mocambos, com o apoio da Comunidade BigLinux, do Instituto Mutirão e de outras pessoas e coletivos comprometidos com a causa do software livre.

"Essa colaboração exemplifica o espírito de trabalho em rede e solidariedade que permeia o movimento", diz o movimento. "Com a participação ativa e engajada de centenas de pessoas, o evento demonstrou a força e o potencial do software livre como ferramenta de empoderamento e transformação social", complementou.

Depois da reunião, Isabella Moreira compartilhou sua satisfação com a reunião. "Foi ótimo esse encontro! Agora é mobilizar encontros menores não só por regiões ou estados, mas acredito que por temáticas e pautas também", disse.

Filipe Saraiva, mesmo com compromissos familiares, destacou a importância do evento. "Pude acompanhar partes da live, também estou no maior corre familiar por aqui, e gostaria de parabenizar a tod@s pois foi muito boa e energizante! Temos que seguir com essa vontade de fazer o software livre voltar a avançar no Brasil."

Para mais informações sobre o Movimento Software Livre Brasil e a campanha do Software Livre no PPA, visite o canal no Telegram.

Fonte: BdF Rio Grande do Sul

Edição: Marcelo Ferreira