Anarriê!

Quadrilha: conheça a história de um dos símbolos das festas juninas

As quadrilhas estão relacionadas à realização de um casamento, uma homenagem a Santo Antônio, o 'santo casamenteiro'

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Cidade de Maricá (RJ) investe em apresentações de quadrilhas na programação junina do município - Foto: Marcos Fabrício/Prefeitura de Maricá

"Olha a cobra! É mentira!" Quem nunca se divertiu com as famosas brincadeiras da festa junina? Dançou? Comeu um saboroso arroz doce acompanhado de um quentão para espantar do frio? Os meses de junho e julho marcam a celebração desta festividade popular do Brasil que teve a sua origem nas homenagens a santos como São João e Santo Antônio. 

Um dos elementos desta tradição cultural das festas juninas é a quadrilha. A origem da dança é europeia, mais precisamente inglesa com influência francesa, e chega ao Brasil junto com a família real portuguesa, principalmente com apresentações nos salões da corte durante o século 19 em cidades como Rio de Janeiro e Salvador. 

Em entrevista ao Brasil de Fato da Paraíba no ano passado, a pesquisadora e professora do Curso de Dança da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Ana Valéria, explicou que com a destituição da Monarquia e a chegada da República, os elementos ligados ao imaginário da Corte Portuguesa foram recusados pela então elite cultural.

"Foi nesse período que a prática da dança da quadrilha começou a se manter nas populações mais pobres e regiões rurais, onde se dançava em celebração à colheita do milho, criando assim uma tradição", detalhou a pesquisadora.

Leia mais: São João é feriado? As regras variam de acordo com a localidade; confira os detalhes

As celebrações juninas como conhecemos hoje começaram a tomar mais forma no século 20 a partir da interiorização da festa pelo país. Ritmos brasileiros, indígenas e afro-americanos como o xaxado, a marcha, o galope, o baião e o coco foram incorporados às quadrilhas "abrasileirando" a manifestação europeia. 

Porém, a dança acabou ganhando um aspecto "caricatural" no meio urbano, principalmente por contrastar com uma visão de Brasil que, nos anos de 1950, vislumbrava a industrialização e não valorizava o povo do campo.

"Muitas das vezes a quadrilha refletia a visão de Brasil que se queria implementar com urbanização e industrialização, e o homem do campo não é reconhecido nessa época, então nas escolas as quadrilhas eram inseridas com esse homem sendo tratado de forma pejorativa e caricatural: pobre, de roupa remendada, dente preto, que não sabe falar, e esses são elementos que começam a fazer parte das quadrilhas da época, principalmente no ambiente escolar", afirmou Valéria.

Caminho da roça

As quadrilhas estão relacionadas com a realização de um casamento, uma homenagem a Santo Antônio, popularmente conhecido como "santo casamenteiro". No Nordeste, as apresentações mobilizam grupos, concursos e inúmeros ensaios ao longo do ano.

Leia mais: Comidas e bebidas típicas compõem a tradição das festas de São João no Nordeste

A cidade de Campina Grande, no estado da Paraíba, detém o título de maior Festa de São João e também maior quadrilha do Brasil. Neste ano, o município bateu o seu próprio recorde ao reunir 2.142 dançarinos, formando 1.071 casais, no chamado "quadrilhão".

No estado do Rio de Janeiro, não há nenhum município que se equipare a Campina Grande, mas existem iniciativas para valorizar esta tradição durante as festas juninas. A cidade de Maricá, na região metropolitana, por exemplo, inseriu as apresentações de quadrilhas em a programação junina do município. 

Neste final de semana, o "Arraiá de Maricá" estará em Ponta Negra, com apresentações de artistas locais e quadrilhas profissionais. O destaque desse fim de semana será o show da cantora e atriz Gaby Amarantos no sábado (24), a partir das 22h30, no palco da orla de Ponta Negra, localizado na Rua Carolino José do Nascimento. 

Fonte: BdF Rio de Janeiro

Edição: Jaqueline Deister