Saberes Tradicionais

Ervas medicinais: frade capuchinho divulga fitoterapia para estimular saúde e bem-estar no RS

Frei Wilson Zanatta realiza cursos e palestras para compartilhar saberes sistematizados ao longo de mais de duas décadas

Brasil de Fato | Porto Alegre (RS) |
Atividades realizadas pelo Frei Wilson Zanatta valorizam as tradições do campesinato e os saberes acumulados de geração a geração - Divulgação/ICPJ

O frade capuchinho Wilson Zanatta retomou com intensidade suas andanças pelo estado do Rio Grande do Sul nos últimos meses. Levando consigo a experiência de mais de duas décadas pesquisando e sistematizando os saberes dos camponeses e camponesas, bem como dos povos originários e comunidades tradicionais, seus cursos e palestras tem atraído bom público interessado nos temas da saúde através das ervas medicinais e do bem-estar a partir da alimentação saudável.

Nas últimas semanas Zanatta deixou o território da Campanha (fronteira com o Uruguai), onde reside na fraternidade interobediencial Padre Josimo com mais três frades franciscanos, para percorrer as regiões do Vale do Rio Pardo e Central do RS. As atividades foram realizadas em centros comunitários e escolas nos municípios de Boqueirão do Leão, Taquari e Júlio de Castilhos, participando também do tradicional Encontro das Sementes Crioulas da Diocese de Santa Cruz do Sul.

:: Farmácia viva e agroecológica: confira histórias de assentada com o uso de plantas medicinais ::

“Em todos os locais existe grande interesse pelos fitoterápicos e preocupação com a citação de enfermidades que estão acometendo as pessoas. O resgate dos produtos da farmácia de Deus que são as ervas medicinais está despertando as pessoas, pois elas previnem e curam sem agressão ao corpo”, explicou Frei Zanatta.

Também foi destaque nas atividades o alerta para a retomada de uma alimentação saudável, mais vinculada com os produtos da terra, evitando os alimentos ultraprocessados pela indústria e aqueles sobrecarregados de venenos e insumos químicos.

:: De remédios a cosméticos: conheça os fitoterápicos da reforma agrária ::


Pedagogia popular: grupo de participantes em cada atividade tanto vai para aprender quanto para ensinar / Divulgação/ICPJ

Vanderléia Nicolini Chitó, dirigente do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), acompanhou as atividades e destacou a importância do trabalho desenvolvido pelo frade. “Foram encontros muito produtivos, momentos ímpares, com muita troca de saberes, experiências, receitas, debate sobre alimentação saudável, saúde alternativa, plantas medicinais e alternativas saudáveis  para nossa alimentação.”

Para a dirigente camponesa, “momentos como esses não serão esquecidos, mas sim lembrados e repassados adiante para outras famílias”.

As relações humanas, a valorização da vida em comunidade, o bom relacionamento familiar, o companheirismo e o envolvimento com as pautas importantes do povo trabalhador também são abordados por Zanatta em suas atividades, sem jamais deixar de lado também a espiritualidade. Recentemente o frade publicou um livro sobre o assunto, com foco no tema da depressão, propondo abordagens para a prevenção, tratamento e combate ao problema a partir das relações humanas, espiritualidade e utilização de plantas medicinais de forma adequada.


Encontro de Sementes também abriu espaço para debater a fitoterapia, as ervas medicinais e a alimentação saudável / Divulgação/ICPJ

Últimas atividades

Nesta última rodada Frei Wilson Zanatta iniciou visitando a Escola Adolfo Mânica, na comunidade de Linha Araçá, no município de Boqueirão do Leão. Participaram da atividade um grupo de alunos, familiares, professores, agentes de saúde, lideranças locais e comunidade em geral. “Apesar do frio daqueles dias, no encontro não faltou calor humano, hospitalidade, troca e partilha de saberes”, assinalou Zanatta.

Ainda em Boqueirão do Leão, o frade participou junto com a delegação do MPA e do Instituto Cultural Padre Josimo da programação do 22º edição do Encontro Diocesano das Sementes Crioulas, realizado no salão da paróquia São João Batista. No evento promovido pela Comissão Pastoral da Terra estiveram presentes mais de 400 camponeses e camponesas, além de representantes de comunidades quilombolas e povos indígenas das etnias Kaingang e Guarani.

“Momento especial de integração, aprendizado e de reafirmação das sementes como patrimônio dos povos e bem coletivo da humanidade”, pontuou.

A comunidade de Amoras, no município de Taquari, também recebeu a visita de Zanatta. Contando com participação de pessoas da comunidade, lideranças, famílias, alunos da escola Pedro Perreira Machado, representantes de comunidades vizinhas e público em geral.

Na sequência se deslocou até o município de Júlio de Castilhos, onde participou de atividades na comunidade Nossa Senhora Aparecida, Bairro Peri. Neste encontro estiveram presentes agentes de saúde da localidade e também vindos das paróquias de Tupanciretã, Pinhal Grande, Ivorá e Júlio de Castilho.


Frei Zanatta costuma dizer que cada pessoa carrega consigo o conhecimento de uma biblioteca inteira / Divulgação/ICPJ

Publicações disponíveis

Os livros de Frei Wilson Zanatta estão disponíveis para venda direta através do WhatsApp (53) 9 9708 2252 ou pelo site da loja do Instituto Cultural Padre Josimo nos links abaixo. Ao adquirir estas publicações o leitor apoia os projetos mantidos pelo ICPJ, entre os quais o jornal Brasil de Fato.

“Depressão: Informações e Terapias Naturais para Prevenir, Tratar e Superar”

“Ervas Medicinais: Remédios e Receitas Caseiras da Sabedoria Camponesa”

“O poder curativo da Guaçatonga”

“Tenha uma Farmácia em Casa: 20 Plantas Medicinais para começar uma Farmácia Viva”

“Receitas Caseiras Vol.1: Plantas Medicinais para a Saúde Humana”

“Receitas Caseiras Vol.2: Alimentos, Temperos, Bebidas e Bem Estar Pessoal”

“Receitas Caseiras Vol.3: Agricultura, Animais, Usos Domésticos e Curiosidades”

“Lições de Sabedoria em Parábolas, Fábulas e Contos”


Fonte: BdF Rio Grande do Sul

Edição: Marcelo Ferreira