Tecnologia

Prefeitura do RJ lança diário escolar online com objetivo de mapear evasão dos estudantes

Por meio dele, as escolas conseguirão controlar a frequência dos alunos, emitir relatórios e traçar o perfil dos alunos

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Implantado desde maio, o aplicativo já registra a presença de mais de 401 mil alunos por dia - Divulgação

Nesta terça-feira (27), a Secretaria Municipal de Educação lançou um aplicativo com o objetivo de ajudar os professores em sala de aula e no combate à evasão escolar. O DiáRio é uma versão digital do famoso diário escolar. 

Por meio dele, as escolas conseguirão não só controlar a frequência dos alunos, como emitir relatórios e traçar o perfil detalhado dos alunos faltantes em risco de evasão, levando em consideração aspectos como localização geográfica, situação socioeconômica, gênero e idade.

Leia também: Trabalho por aplicativo no Brasil: pesquisa apresenta dados que escondem realidade precária

Implantado desde maio, o aplicativo já registra a presença de mais de 401 mil alunos por dia. A previsão é que, nos próximos meses, o sistema contemple todos os 660 mil alunos da rede. 

Antes do aplicativo, as Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) só tinham uma ideia geral da frequência escolar nas unidades quatro vezes por ano.

A plataforma foi desenvolvida pela Secretaria Municipal de Educação e pela Empresa Municipal de Informatica - IPLANRIO e já está em uso experimental desde o início do ano letivo.

Os dados inseridos pelos professores irão alimentar uma base de dados que será utilizada para diversos fins. Além do controle de frequência, os dados serão utilizados para ajudar no gerenciamento de matrículas e no censo escolar da rede. 

A frequência registrada também servirá de base para o planejamento da área de alimentação e nos resultados de aprendizagem.

Fonte: BdF Rio de Janeiro

Edição: Mariana Pitasse