NOVIDADE!

Bem Viver na TV estreia repaginado, com nova apresentação e parceria com Gastronomia Periférica

Programa conta com apresentação de Afonso Bezerra direto de Pernambuco e traz receitas da chef venezuelana Gema Soto

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Afonso Bezerra é o novo apresentador do Bem Viver na TV, programa do Brasil de Fato, sobre agroecologia, alimentação saudável, saúde e cultura - Gustavo Vasconcelos

O Bem Viver, programa do Brasil de Fato, sobre um mundo mais leve e sustentável, está cheio de novidades! Além de repaginado, desde o último sábado (1), o Comida de Verdade, quadro de receitas, estreia parceria com a Gastronomia Periférica (GP), negócio social que busca transformar a vida das pessoas das periferias por meio da gastronomia.

Veja também: Bem Viver na TV traz entrevista com Ruth Venceremos no mês do orgulho LGBT+

Quem traz os pratos deliciosos, com ingredientes direto da Reforma Agrária por meio do Armazém do Campo, são os estudantes da GP. Nesta temporada quem comanda a cozinha é a chef Gema Soto. Ela foi aluna do projeto criado por Adélia Rodrigues e Edson Leite, que hoje estão na gestão pedagógica e de novos negócios da GP, respectivamente. Ela é venezuelana, mora há 10 anos no Brasil e jmka partir da culinária encontrou o caminho para realizar seus sonhos.

"Para mim, participar do programa Bem Viver tem sido uma oportunidade incrível. Estudar na Gastronomia Periférica, aprender técnicas, modos de preparo, importância dos alimentos, de quem produz, de quem consome são ensinamentos que levo pra minha vida toda e quero compartilhar com os expectadores do programa. Assim como, quero compartilhar a culinária venezuelana, nossa ancestralidade e alegrias na cozinha", conta Gema.

Veja também: Do campo a cidade: conheça o caminho dos alimentos agroecológicos que vieram à Feira do MST

E tem também estreia na apresentação do programa! Quem toca a boa prosa sobre agroecologia, comida saudável, saúde e cultura é o Afonso Bezerra, diretamente de Recife (PE). 

"Eu estou muito animado com a missão de apresentar o Bem Viver. Vai ser um momento muito especial na minha trajetória como jornalista e comunicador. O programa é fundamental para a nossa vida em sociedade, por indicar caminhos possíveis para uma relação harmoniosa e saudável com nossa alimentação, com a natureza e, claro, com as manifestações políticas e culturais do nosso povo. O Bem Viver tá repaginado, com muitas novidades, mas com a mesma essência de sempre", afirma.

:: Bem Viver na TV: 'A gente não pode ser artista do agro genocida', diz Gaby Amarantos ::

Afonso é formado em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco e acumula passagem pelo Diário de Pernambuco e pela TV Justiça. Além do Bem Viver, ele é repórter do programa Central do Brasil, programa diário do Brasil de Fato veiculado pela Rede TVT e emissoras parceiras.

O programa ocupa as telinhas desde 2021, mas teve início em 2018, no formato radiofônico. Na televisão é exibido aos sábados, ao vivo, às 13h30,  com reprise no domingo às 6h30 e na terça-feira às 20h, pela Rede TVT.  Além disso, tem exibição na TVCom Maceió, TV Floripa, TVU Recife, TVE Bahia, UnBTV e TV UFMA Maranhão. Você também pode acompanhar as edições pelo canal do Brasil de Fato no YouTube. 

O Bem Viver tem 28 minutos de duração e traz temas como saúde, alimentação saudável, agroecologia, reforma agrária e assentamentos rurais, além de formas de como ter uma vida mais saudável de maneira leve e didática.

:: Bem Viver na TV: 'Os artistas, na verdade, são instrumentos da sociedade', afirma Lirinha ::

Destaques

Na primeira edição de cara nova o programa trouxe também uma entrevista com a chef Gema pra você conhecer um pouco mais sobre a história da venezuelana que achou na gastronomia e na família a motivação para lutar por uma vida melhor. Além, é claro, de aprender todas as dicas para preparar as arepas, prato tradicional na Venezuela.

:: Bem Viver na TV: 'Agricultura familiar é essencial para futuro da sociedade', alerta MST ::

No Momento Agroecológico, o Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Sem Terra (MST) realiza chuva de sementes do palmito juçara para recuperar a Mata Atlântica em Quedas do Iguaçú (PR).

Conheça também a Ororubá Filmes no Mosaico Cultural, e saiba porque a realização do povo indígena Xukuru é pioneira no Brasil. E trazendo dicas de saúde, a Dra. Joyce Santana conta tudo sobre implantes odontológicos!

Quando e onde assistir? 

No YouTube do Brasil de Fato todo sábado às 13h30, tem programa inédito. Basta clicar aqui. 

Na TVT: sábado às 13h30; com reprise domingo às 6h30 e terça-feira às 20h no canal 44.1 – sinal digital HD aberto na Grande São Paulo e canal 512 NET HD-ABC 

Na TVCom Maceió: sábados às 10h30, com reprise domingo às 10h, no canal 12 da NET. 

Na TV Floripa: sábado às 13h30, reprises ao longo da programação, no canal 12 da NET. 

Na TVU Recife: sábados às 12h30, com reprise terça-feira às 21h, no canal 40 UHF digital. 

Na TVE Bahia: sábado às 12h30, com reprise quinta-feira às 7h30, no canal 30 (7.1 no aparelho) do sinal digital. 

Na UnBTV: sextas-feiras às 10h30 e 16h30, em Brasília no Canal 15 da NET. 

TV UFMA Maranhão: quinta-feira às 10h40, no canal aberto 16.1, Sky 316, TVN 16 e Claro 17. 

Sintonize  

No rádio, o programa Bem Viver vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista.  

O programa também é transmitido pela Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira. O programa Bem Viver também está nas plataformas Spotify, Google Podcasts, Itunes, Pocket Casts e Deezer.  

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Edição: Thalita Pires