Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • TV BdF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • I
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Opinião
  • DOC BDF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Saúde

evento em andamento

SUS busca ampliar inclusão e universalidade com Conferência Nacional da Saúde 2023

Milhares de pessoas participam do evento, que vai até a quarta-feira, em Brasília

03.jul.2023 às 12h33
Rio de Janeiro (RJ)
Redação

Evento acontece em Brasília até a próxima quarta-feira - Divulgação/CNS

Milhares de pessoas, entre representantes do poder público, de entidades, da sociedade civil, movimentos populares e organizações participam nesta semana da 17ª edição da Conferência Nacional de Saúde. Com o tema "Garantir direitos, defender o SUS, a vida e a democracia – Amanhã vai ser outro dia!", o evento foi pensado para marcar uma retomada da participação popular, do diálogo e da diversidade em busca de um Sistema Único de Saúde mais inclusivo e universal.

O encontro é um passo essencial para elaboração e aprovação de propostas para o Plano Nacional de Saúde e o Plano Plurianual 2024-2027. A última Conferência Nacional de Saúde foi realizada em 2019, já sob governo de Jair Bolsonaro (PL), em um contexto de necessidade de resistência, com o prenúncio dos cortes de verbas que viriam nos anos seguintes. 

Até a próxima quarta-feira (5), o Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília (DF) receberá o evento, que é a conclusão de uma série de etapas regionais. As etapas preparatórias envolveram mais de 2 milhões de participantes em todo o Brasil, o dobro da edição anterior. Além disso, pela primeira vez, foram realizadas Conferências Livres, organizadas por segmentos da sociedade civil. Mais de 4 mil pessoas foram eleitas delegadas para discutir sobre 31 diretrizes e 329 propostas elaboradas nas conferências prévias.

O evento foi aberto oficialmente no início da noite do último domingo (2), com participação da ministra da Saúde, Nísia Trindade, que recebeu apoio de boa parte dos participantes em meio à disputa política de bastidores que poderia afastá-la do cargo. "Somos diversos, mas estamos unidos na luta pelo SUS, na luta pela democracia. Essa força coletiva de defesa da democracia que une o nosso Conselho Nacional de Saúde, que resistiu durante os anos mais difíceis da nossa história recente", resumiu a ministra no evento de abertura.

A programação da Conferência vai ter ainda o lançamento do Mapa Colaborativo dos Movimentos Sociais em Saúde, uma plataforma coletiva e interativa que reunirá iniciativas práticas e saberes dos movimentos no campo da saúde. A iniciativa é do Ministério da Saúde em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Conselho Nacional de Saúde. Movimentos populares já podem cadastrar suas iniciativas no site do projeto.

Durante os dias de atividades haverá também uma programação de arte, educação e cultura popular na área externa do CICB. Estão programadas performances e shows com temáticas como plantas medicinais, ancestralidade indígena, rap, hip hop e muito mais.

Realizadas desde 1941, as Conferências Nacionais de Saúde são espaços de participação popular e diálogo com a sociedade. A edição de 1986, por exemplo, foi um dos momentos mais importantes para a elaboração e criação do SUS. Atualmente, o encontro é realizado a cada quatro anos.

"Não é um evento, é o final de um processo que culmina na etapa nacional. Uma construção que envolveu mais de 2 milhões de pessoas no Brasil. Quem chega na conferência nacional são pessoas eleitas delegadas nos diversos espaços de possibilidades de opinarem e debaterem propostas. E não são só pessoas, elas vem representar propostas e diretrizes que foram aprovadas nas conferências", afirmou o presidente do Conselho Nacional de Saúde, Fernando Pigatto.

Editado por: Rodrigo Durao Coelho
Tags: brasiliadireito à saúdedireito políticodireitos civis e políticosdireitos sociais e econômicossus
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

Argentina

Apoiadores de Cristina Kirchner fazem convocação urgente para resistir a possível condenação

luta por direitos

‘Freedom Ride’: movimentos populares iniciam marcha contra ataques de Trump a imigrantes nos EUA

INDIGNAÇÃO

Caso Miguel completa 5 anos: mãe critica lentidão da Justiça

Oportunidade

Mostra Sagarana de Cinema recebe inscrições de filmes; saiba como participar

Acordos e impasses

Rússia e Ucrânia iniciam segunda grande troca de prisioneiros; troca de corpos segue no impasse

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.