HABITAÇÃO

Em Pernambuco, desabamento de prédio expõe ausência de política habitacional no estado

14 pessoas morreram e 7 ficaram feridas após parte de um edifício desabar na cidade de Paulista

Brasil de Fato|Recife(PE) |

Ouça o áudio:

Parte do Bloco D-7, do Conjunto Beira-Mar, no Janga, em Paulista, desabou na última sexta-feira(07) - Google Maps

Parte do bloco d-7, do Conjunto Habitacional Beira-Mar, desabou na última sexta-feira(07), em Paulista, na área metropolitana do Recife , Pernambuco. A tragédia deixou 14 pessoas mortas e outras sete ficaram feridas. Foi o segundo caso em menos de três meses na região. 

Em abril, outra edificação semelhante também desabou na cidade de Olinda, deixando seis pessoas mortas. Além da aparência física das edificações, os dois casos tem um comum o grave problema habitacional na região metropolitana do Recife. 

Nas duas situações, os prédios estavam ocupados por famílias que não eram as proprietárias das unidades. Elas tinham se instalado no local após interdição por riscos de desabamento. 

A deputada estadual de Pernambuco, Rosa Amorim (PT), falou sobre o assunto no programa Central do Brasil desta segunda-feira(10). Ela explicou um pouco as características do prédio que desabou na última sexta-feira e também denunciou a negligência do poder público a respeito da moradia.

"Uma questão central neste debate é o déficit habitacional. É o desespero dessas famílias que abandonam suas casas, mas não tem onde morar e voltam a reocupar. Para solucionar, é o envolvimento do poder público municipal, federal e estadual, para a gente não ter mais vidas perdidas nestes desabamentos", apontou a deputada. 

Uma semana antes da tragédia, a deputada havia realizado audiência pública na Assembleia Legislativa sobre o direito à moradia. Na reunião, lideranças dos movimentos populares denunciavam a situação do conjunto habitacional, o que transformou o caso em "mais uma tragédia anunciada", alertou a deputada. 

"É importante a construção de um Plano Estadual de Habitação, que ainda não existe em Pernambuco, para que a gente possa trabalhar na prevenção desse tipo de desastre. A gente vem apontando que é necessária uma assistência imediata, para que os atingidos tenham respaldo do poder público". 

Para conferir a entrevista completa, basta assistir ao Central do Brasil desta segunda-feira(10).

Assista agora ao programa completo



E tem mais! 

Por que tantos imóveis vazios? 


O sociólogo e demógrafo Roberto do Carmo explicou por que o número de residências vazias tem aumentado no Brasil na última década

Preço dos aluguéis


A reforma tributária foi aprovada com a promessa de simplificar a cobrança de impostos e diminuir a carga sobre o consumidor. Mas em alguns casos, especialistas apontam que pode haver aumento de preço. Os aluguéis residenciais estão nessa lista

O programa Central do Brasil é uma produção do Brasil de Fato. Ele é exibido de segunda a sexta-feira, ao vivo, sempre às 13h, pela Rede TVT, no YouTube do Brasil de Fato e por emissoras parceiras. 



 

Edição: Rodrigo Durão Coelho