Retomada

Espaço histórico: Fiocruz cria Observatório do SUS para enfrentar desafios da saúde pública

Iniciativa foi inaugurada nesta segunda-feira (10) e já tem primeiro seminário programado

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Observatório do SUS abre espaço de diálogo e proposições - Karina Zambrana - ASCOM/MS

Uma iniciativa liderada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) vai reunir entes governamentais, pesquisadores e pesquisadoras, sociedade civil e movimentos populares para debater e encontrar soluções aos desafios do Sistema Único de Saúde (SUS). 

Foi lançado nesta segunda-feira (10), o Observatório do SUS, que pretende buscar caminhos coletivos para problemas crônicos e estruturais e para novas questões que atingem a saúde pública brasileira. A ideia é promover seminários, encontros, oficinas e publicações. 

Trinta anos: SUS resiste a desafios estruturais, desmonte do governo e pandemia

O espaço de mobilização, debate e proposições é vínculado à Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz) e já está com agenda em curso. 

No lançamento da iniciativa, foi realizada a conferência "O SUS: sob ameaça ou diante de uma janela de oportunidade?", ministrada pelo sanitarista e professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Gastão Wagner de Sousa Campos.  

"É uma iniciativa muito importante”, disse ele ao abrir a conversa. “Tivemos uma ameaça recente. Apesar de o SUS estar na Constituição, na lei, tem muita gente querendo retroagir à Constituição”, alertou. 

O financiamento do Sistema Único de Saúde será tema central do primeiro seminário do Observatório, marcado para 1º de setembro. O evento é uma parceria com a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco).  

"Temos uma expectativa muito grande de fazer um evento que elabore proposições para esse subfinanciamento crônico que enfrentamos no SUS", afirmou Eduardo Melo, vice-diretor da Escola de Governo em Saúde da Ensp/Fiocruz, responsável pelo Observatório. 

Edição: Leandro Melito