boletim focus

Mercado financeiro diminui previsão de inflação e reforça expectativa por queda nos juros

Relatório divulgado nesta segunda-feira aponta inflação em 4,95% e Selic em 12% no fim do ano

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Para o mercado financeiro, inflação deste ano deve ficar em 4,95% - Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O mercado financeiro reduziu a previsão para a inflação e reforçou a expectativa de queda na taxa básica de juros, a Selic. A edição desta semana do Boletim Focus, divulgada nesta segunda-feira (10), prevê que o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) deve fechar o ano em 4,95%, enquanto a taxa Selic deve chegar a 12%.

Continua após publicidade

Leia também: PT e aliados acionam presidente do Senado contra Banco Central por Selic a 13,75%

Esta edição do boletim repete a previsão divulgada na última semana sobre a Selic. Atualmente em 13,75%, a taxa voltará a ser discutida pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) entre os dias 1º e 2 de agosto, com expectativa de queda.

Já em relação à previsão da inflação, esta foi a oitava vez que o mercado financeiro reduziu a previsão do IPCA. Na última semana, a expectativa era de 4,98%. Há um mês, 5,42%. Apesar disso, os 4,95% seguem acima da meta definida pelo Conselho Monetário Nacional, que vai de 1,75% a 4,75%.

O Boletim Focus é divulgado todas as semanas, e reúne projeções feitas por executivos de mais de 100 instituições do mercado financeiro sobre os principais indicadores econômicos do país. Esta edição previu ainda expectativa de crescimento do PIB em 2,19% e o dólar fechando o ano cotado a R$ 5,00.

Edição: Nicolau Soares