MOVIMENTO ESTUDANTIL

59º Congresso da UNE começa nesta quarta em Brasília

Evento vai até domingo (16) e contará com a presença do presidente Lula e outras autoridades

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Estudantes poderão participar de debates, grupos de discussão, atos políticos e atividades culturais que acontecerão em na Universidade de Brasília e no Ginásio Nilson Nelson. - Divulgação UNE

De quarta (12) a domingo (16) será realizado, em Brasília, o 59º Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE). Estudantes de todas as regiões do Brasil poderão participar de debates, grupos de discussão, atos políticos e atividades culturais e ao final do evento, tudo o que foi discutido será compilado e votado em uma plenária final conduzida pela mesa diretora (presidente, vice e secretária-geral).

A expectativa é que o evento receba mais de 10 mil estudantes de todo o país. “Esse 59° Congresso da UE se dá em um contexto de reconstrução, em debates os caminhos para a reconstrução. Além disso, os debates, atos e atividades trazem a questão do combate à extrema direita e em defesa da democracia, e é também o marco dos 50 anos do desaparecimento do ex presidente da UNE, Honestino Guimarães, vamos fazer um ato em sua memória com a presença do ministro da Justiça Flávio Dino e do ministro do STF, Luis Roberto Barroso, reafirmando a luta conjunta entre estudantes, sociedade civil e poderes contra o discurso de ódio”, afirmou Bruna Brelaz, presidenta da UNE.

O Conune é um espaço de deliberação dos próximos caminhos da entidade e marca a eleição da nova diretoria da UNE para os próximos dois anos.

“As expectativas são de reafirmar nossa bandeiras de luta pela renovação da lei de cotas, democratização do ensino superior, defesa do meio ambiente, pela universidade como um ponto central para pensar a reconstrução do país”, explicou Bruna Brelaz.

Dentre as autoridades confirmadas no evento, estão: presidente Lula, Nísia Trindade (Ministra da Saúde), Márcio Macêdo (Ministro da Secretaria Geral do Governo), Flávio Dino (Ministro da Justiça e Segurança Pública), Luciana Santos (Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação) e Luís Roberto Barroso (Ministro do STF). Nomes como Valesca Popozuda, Túlio Gadêlha (REDE), Sofia Manzano (PCB), Leonardo Péricles (UP), Gabriel Magno (PT), Jandira Feghali (PCdoB), Márcia Abrahão (Reitora da UnB), entre outros.

A abertura do Congresso acontece nesta quarta (12) a partir das 19h com a temática “Em defesa da democracia: o enfrentamento ao autoritarismo e ao discurso de ódio no Brasil”. A programação completa pode ser verificada no site da UNE. O evento acontecerá na Universidade de Brasília e no Ginásio Nilson Nelson.

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Fonte: BdF Distrito Federal

Edição: Flávia Quirino