Distrito Federal

Representação

Reitora da UnB, Márcia Abrahão Moura, é a nova presidenta da Andifes

Associação Nacional é representante oficial das universidades federais na interlocução com o Governo Federal

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Reitora da UnB, Márcia Abrahão Moura, assume o cargo de presidenta da Associação até 2024 - Foto: Beto Monteiro/Ascom UnB

A reitora da Universidade de Brasília, Márcia Abrahão Moura, foi eleita a nova presidenta da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). Essa é a primeira vez que um reitor ou reitora da UnB assume o cargo.

A nova diretoria executiva para a gestão 2023-2024 foi eleita durante a 194ª Reunião Ordinária do Conselho Pleno da associação, realizada em Curitiba (PR). Além da presidência, foram eleitos como vice-presidentes, os reitores José Daniel Diniz Melo (UFRN), Lucia Campos Pellanda (UFCSPA), Sylvio Mário Puga Ferreira (UFAM) e Valder Steffen Júnior (UFU).

“A Andifes continuará trabalhando para o fortalecimento das universidades, com ampla participação, de forma colaborativa, democrática e propositiva, e com equidade e união. Temos o compromisso de defender a autonomia universitária, atuando pelo fim da lista tríplice para escolha de reitoras e reitores das universidades federais e pela recomposição orçamentária das nossas instituições federais de ensino superior”, afirmou Márcia Abrahão, que em novembro de 2016 se tornou a primeira mulher reitora da UnB e em 2020 foi reconduzida ao cargo.

Dentre os desafios da gestão, a presidenta Márcia Abrahão apontou o respeito efetivo à autonomia universitária, incluindo o fim da lista tríplice para a nomeação de reitores e o financiamento justo do sistema de universidades federais e Cefet’s, considerando as especificidades de cada instituição.

Criada em 1989, a Andifes é a representante oficial das universidades federais na interlocução com o Governo Federal, com as associações de professores, de técnico-administrativos, de estudantes e com a sociedade em geral. São filiados à Associação, dois Centros Federais de Educação Tecnológica (CEFETs), dois Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFETs) e 65 universidades federais, de todos os estados do país.

Com informações da Andifes e Secom UnB.

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Edição: Flávia Quirino