HOMENAGEM

Brasil de Fato é condecorado com medalha da 56ª Legislatura da Assembleia Legislativa do RS

O deputado Adão Pretto destacou que o jornal representa o acesso da população à verdade e à informação de qualidade

Brasil de Fato | Porto Alegre (RS) |
O Brasil de Fato nasceu há 20 anos nacionalmente e no Rio Grande do Sul completou 5 anos no dia 17 de julho - Foto: Joaquim Moura / Assembleia Legislativa

O Brasil de Fato RS foi condecorado, nesta quinta-feira (17), com a medalha da 56ª Legislatura, concedida pelo deputado estadual Adão Pretto (PT). A homenagem aconteceu durante a cerimônia realizada na Sala Salzano Vieira da Cunha, na Assembleia gaúcha, com a presença de jornalistas, comunicadores, equipes de imprensa e convidados.

"Para nós, é uma grande honra conceder a esses lutadores e lutadoras que ajudaram a construir o acesso da população à verdade e à informação de qualidade e transparente. Meu saudoso pai, Adão Pretto, um entusiasta do Brasil de Fato, lançado lá em 2003, durante o Fórum Social Mundial, já dizia que era preciso fazer reforma agrária na terra, na água e no ar, que é justamente isso, partilhar e dar oportunidade aos meios de comunicação alternativos e comunitários, e o Brasil de Fato representa muito bem isso hoje para todos nós gaúchos e brasileiros", disse o deputado.

:: Brasil de Fato recebe homenagem da Assembleia Legislativa do RS ::

A editora no Rio Grande do Sul, Katia Marko, diz que o Brasil de Fato é fruto da luta e batalha dos movimentos sociais e movimentos sindicais. "Se nós existimos há cinco anos e já fizemos parte do cenário da comunicação e do jornalismo gaúcho, é por causa da luta diária dos movimentos sociais, nossa fonte e razão de existir."

O editor do Brasil de Fato no RS, Ayrton Centeno, recebeu a medalha ao lado da equipe e apontou que o importante na história do veículo é, junto à expressão das vontades e do campo popular, cumprir esse papel perante a sociedade brasileira.

Patrimônio dos trabalhadores e das trabalhadoras do Brasil e defesa da democratização da comunicação

O Brasil de Fato nasceu há 20 anos nacionalmente. No Rio Grande do Sul, completou 5 anos no dia 17 de julho. Em janeiro de 2003, Porto Alegre recebeu 100 mil pessoas para a terceira edição do Fórum Social Mundial, entre 23 e 28 de janeiro, e foi no sábado, dia 25, que 7 mil delas lotaram o Auditório Araújo Viana, no Parque Farroupilha, para um evento histórico: o lançamento do Brasil de Fato, iniciativa pioneira de jornalismo organizada por movimentos populares brasileiros.

:: Brasil de Fato completa 20 anos de comunicação popular e luta pela democracia ::

Atualmente, as edições regionais são editadas de forma independente por coletivos em nove estados: Bahia, Ceará, Distrito Federal, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Cada estado possui equipe própria e seus próprios meios de financiamento, mas todos se articulam na mesma linha editorial em conjunto com os movimentos populares e sindicatos.

Veja neste link mais fotos da homenagem. 

Confira a íntegra da cerimônia

Fonte: BdF Rio Grande do Sul

Edição: Katia Marko