pagamento em 31/08

Receita abre consulta ao quarto lote de restituição do Imposto de Renda nesta quinta; confira os detalhes

Mais de 6 milhões depessoas vão receber; valor total das restituições passa de R$ 7 bilhões

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |

Ouça o áudio:

Aplicativo da Receita Federal pode ser usado para consulta ao lote de restituição - Marcello Casal Jr. / Agência Brasil

A Receita Federal abre nesta quinta-feira (24), às 10h, a consulta ao quarto lote de restituição do Imposto de Renda de pessoas físicas 2023. Serão contempladas mais de 6 milhões de pessoas, que receberão o crédito bancário no próximo dia 31. O valor total das restituições será de R$ 7,5 bilhões.

Os contribuintes podem fazer a consulta no site oficial da Receita Federal ou no aplicativo da Receita, disponível para tablets e smartphones. As restituições sempre são pagas nas contas bancárias indicadas pelos contribuintes durante o preenchimento da declaração.

Pessoas idosas, com deficiência ou que tenham como maior fonte de renda o magistério seguem como prioritárias. Segundo a Receita, entre os contribuintes que vão receber a restituição neste quarto lote estão mais de 5 milhões e 700 mil que não são prioritários, mas que entregaram as declarações até o dia 29 de maio.

O pagamento das restituições começou no dia 31 de maio e está previsto para ocorrer em um total de cinco lotes, sendo um por mês. Ou seja, este é o penúltimo. O quinto e último lote está previsto para ser pago em 29 de setembro.

Quem estiver na lista e não receber o valor na conta informada na declaração deve acionar o Banco do Brasil, onde o dinheiro ficará disponível. Nesse caso, o contribuinte poderá agendar o crédito em qualquer conta bancária em seu nome ligando para a Central de Relacionamento do banco, nos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

Quem não fizer o requerimento da restituição após um ano deverá solicitar por meio do Portal e-CAC, acessar "Declarações e Demonstrativos" e, em seguida, clicar em "Meu Imposto de Renda". Depois, basta acessar "Solicitar restituição não resgatada na rede bancária".

Edição: Thalita Pires